Esta entrevista foi publicada em abril de 2010
Hoje, pela primeira vez numa sessão de “Iwata Pergunta”, falarei com pessoas mais velhas do que eu. Reuni criadores que estiveram na linha da frente da Game & Watch, a primeira consola portátil da Nintendo, que estabeleceu as bases para as consolas Game Boy e Nintendo DS. Obrigado por terem vindo.
Em primeiro lugar, gostaria que me dissessem qual foi a vossa função no processo de criação da Game & Watch. Kano-san, queres começar?
Fizeste parte da primeira geração quando a Nintendo começou a contratar pessoas especializadas em design.
Certo. Quando o desenvolvimento da Game & Watch começou, estava no que na altura se chamava de “Secção Criativa”.
Miyamoto-san também já esteve nessa secção. Quantas pessoas lá estavam nessa altura?
Comigo, cinco. O Departamento de Investigação e Desenvolvimento ia fazer a consola Game & Watch, mas não tinha designer, por isso participei como ajudante. Tratei de todos os aspetos do design: a placa frontal junto ao ecrã de cristal líquido, a cor da consola, a embalagem e por aí fora.
Estavas envolvido em todos os aspetos do design, desde a personagem conhecida como Mr. Game & Watch à caixa exterior.
Trabalhei no software que fazia o jogo correr. Fiz isso juntamente com Yamamoto-san.
Programávamos o software à vez. E tal como Kano-san disse, éramos paus para toda a obra, por isso também participávamos em reuniões para ideias para novos jogos. Propúnhamos as nossas ideias e divertíamo-nos muito.
Então pessoas que tinham entrado como criadores de hardware acabavam por fazer programação, por propor ideias e tratavam até de algum trabalho manual. (risos)