Parte 4 do Boletim Metroid Dread: Uma retrospetiva dos 35 anos da série
Bem-vindo a mais uma parte do Boletim Metroid Dread, uma série de artigos dedicados a partilhar detalhes sobre Metroid Dread, o novo jogo da série Metroid que se prepara para chegar à Nintendo Switch. Os artigos focam-se no universo Metroid em geral e proporcionam também informações em primeira mão da equipa de desenvolvimento do jogo.
No dia 6 de agosto de 1986 o primeiro jogo da série Metroid, intitulado simplesmente de Metroid, foi lançado para a Family Computer Disk System no Japão. Mais tarde chegaria aos EUA e à Europa na Nintendo Entertainment System. Este jogo constitui o ponto de partida da história que narra o vínculo que une a caçadora de recompensas Samus Aran à enigmática espécie dos Metroids. Esta história chegará agora ao fim com Metroid Dread, o quinto título daquela que é vulgarmente conhecida como "série 2D" de Metroid.
Vejamos como a história se desenrola ao longo de cada jogo da série 2D. Serás capaz de descobrir como alguns dos seus segredos se relacionam com Metroid Dread?
A história arranca quando a Galactic Federation descobre formas de vida flutuantes, designadas de Metroids, no planeta SR388. Os Space Pirates, sediados no planeta Zebes, arrebatam os Metroids aos investigadores da federação e planeiam usar o poder destas criaturas misteriosas como arma.
Para deter os Space Pirates, a Galactic Federation pede ajuda à caçadora de recompensas mais poderosa de toda a galáxia: Samus Aran.
A Samus aterra no planeta Zebes e destrói a fortaleza subterrânea dos Space Pirates juntamente com o seu líder, o supercomputador orgânico Mother Brain.
O ecrã final de Metroid muda consoante o tempo que o jogador demora a concluir o jogo. Se jogares mais do que uma vez serás capaz de determinar como concluir o jogo mais rapidamente e ver outras versões do ecrã final. Os finais alternativos são uma constante ao longo da série.
"O primeiríssimo jogo assinala o início dos estranhos destinos interligados da Samus e dos Metroids, um arco narrativo que atinge a sua conclusão em Metroid Dread. Este jogo deu o mote característico da série: explorar áreas labirínticas e recorrer a armas e upgrades de habilidades para alcançar novos locais. Estabeleceu ainda o universo e o tom introduzindo música icónica e efeitos sonoros.
"Já agora, a palavra 'Metroid' deriva da combinação de 'metro' (no sentido de um sistema de transporte subterrâneo) com "android" (um robô humanoide).
"O primeiro jogo Metroid foi recriado e lançado com o nome Metroid: Zero Mission para a Game Boy Advance em 2004. Esta recriação acrescentou um componente furtivo em que a Samus está desprovida do seu fato e deve mover-se com cautela e sigilo para evitar ser detetada pelos Space Piratas. Cremos que esta secção está na mesma linha que Metroid Dread."
Uma equipa de resgate é destacada para o SR388, mas acaba também por desaparecer. A Federation conclui que as criaturas Metroid subterrâneas são as responsáveis e a Samus é chamada mais uma vez, agora para exterminar a ameaça Metroid no SR388.