Encarna Harry Potter e coloca em prática cada lição aprendida na escola de Hogwarts num novo desafio para a Wii.
Com deslumbrantes ambientes a explorar, Death Eaters a derrotar e sombras a cercá-lo de todos os lados, Harry terá de demonstrar o derradeiro domínio de magia se quiser sobreviver. Felizmente, existe toda a espécie de feitiços à sua disposição para afastar os vilões: provoca explosões dramáticas com Confringo, atordoa inimigos com Stupefy ou protege-te do perigo com Protego. À medida que avanças na aventura e ultrapassas obstáculos, vais ganhando pontos de experiência que desbloqueiam novos feitiços e reforçam os que já tens no teu arsenal.
Mas ser mágico não se resume a lançar alguns feitiços, e o mundo de Harry está recheado de diferentes poções a que podes dar bom uso. Por exemplo, temos as Throwing Potions. E se atirares oportunamente algum do Peruvian Instant Darkness Powder, poderás retirar aos teus inimigos a luz de que precisam para um ataque eficaz. Por outro lado, as Drinking Potions são usadas para estimular a saúde de Harry, melhorar a eficácia dos seus ataques, protegê-lo de certos elementos e muito mais. Mantém-te atento às poções aonde quer que as tuas viagens te levem pois recolhê-las poderá ser uma questão de vida ou morte.
Mas talvez o mais precioso objecto no inventário de Harry seja a sua capa de invisibilidade. Para um feiticeiro sem tempo a perder, passar despercebido é tão importante quanto um qualquer ataque mas tem em atenção que ser invisível não significa ser inaudível. À medida que vais vagueando e aproximando-te de inimigos, o Stealth Meter no ecrã aos poucos tornar-se-á vermelho. Quando parecer que Harry está prestes a ser detectado, está na altura de te esconderes e de esperares que o medidor regresse a um estado menos ameaçador.
Assume o controlo de Harry Potter e entra num mundo onde não há mais exercícios nem aulas nem alternativa a não ser enfrentar o maior mal de todos.