Em Ninja Usagimaru - The Gem of Blessings, o jogador controla Usagimaru e inicia uma aventura para resgatar os aldeões aprisionados das garras diabólicas dos espíritos Mononoke e levá-los em segurança até a Usagi Statue, utilizando para isso diversas ferramentas e tirando proveito dos obstáculos do cenário.
Em cada fase haverá um aldeão capturado e o caminho para o seu resgate está cheio de armadilhas e espíritos Mononoke.
Terás de usar as ferramentas que possuis, aproveitar o terreno e até mesmo os Mononoke para salvar os aldeões, conduzindo-os em segurança! Salva os aldeões e traz a paz de volta para a aldeia!