Miyamoto-san manteve-se firme com Paper Mario desta vez. Em que aspetos é que ele foi mais exigente?
Para além de ter pedido que mudássemos bastante o ambiente do jogo, houve duas coisas que ele pediu desde o início do projeto: “Parece-me bem sem uma história, será que precisamos mesmo de uma?” e “Dentro do possível, completem o jogo só com personagens do mundo Super Mario.”
Isso é uma tarefa difícil. De certa maneira, seria seguir a direção oposta em relação aos outros jogos da série.
O projeto cresceu devido a essa ideia. Kudo-san, tinhas a teu cargo o argumento. O que te parece: era necessário ou não haver uma história?
Originalmente tinha a mesma ideia que Miyamoto-san. Pessoalmente, parecia-me que só precisamos de ter o objetivo de vencer o boss na batalha final. Não acreditava na necessidade de haver uma longa história tal como acontece num RPG tradicional. Em vez disso, observámos as caraterísticas de um jogo para uma consola portátil, que pode ser jogado aos poucos e que apresenta vários pequenos episódios e ideias. Sempre gostei de acrescentar pequenas ideias, por isso na verdade até gostei imenso do conceito.
No que diz respeito às personagens, na sessão Iwata Pergunta sobre Super Mario Galaxy Miyamoto-san disse que conseguiu finalmente e pela primeira vez colocar a essência de Mario em palavras.
Ele diz que os designs do tipo Mario partem de uma função, por isso quando algo novo entra na equação, parece inadequado.
Entendes a personagem pelo seu design. Por exemplo, se a personagem tiver picos percebes que saltar em cima dela vai doer.
Quando as pessoas compreendem algo assim e são capazes de utilizar a lógica para explicar o conceito, querem partilhá-lo. Portanto, para Miyamoto-san falar de um design do tipo Mario naquela altura deve ter sido muito importante! (risos)
Mas não poder utilizar personagens novas é muito rigoroso. Claro que não podíamos criar novos inimigos e no caso dos aliados do leque das personagens do mundo Super Mario, apenas temos o Toad em várias cores!
Mas quanto mais restrições havia, mais entusiasmado eu ficava. Podem parecer iguais, mas acrescentámos alguns elementos que alteraram ligeiramente as suas personalidades, por isso conseguem-se diferenciar e pensa-se: “Ei! És o mesmo Toad que da outra vez?” No fim do desenvolvimento, senti que eu e o Toad éramos um só! (risos)