Paper Mario para a Nintendo 64 foi o primeiro jogo da série a apresentar gráficos 2D completamente planos. Penso que Miyamoto-san se manteve firme até encontrar um estilo único. Vocês eram os criadores nessa altura: como foi a experiência?
Foi de facto um desafio. Após ter sido decidido que a IS iria fazer um segundo Super Mario RPG, tivemos alguns problemas em decidir como o iríamos apresentar de modo a introduzirmos um tema diferente do da série principal.
Para além de ter apresentado Kudo-san à equipa no início, na realidade não me envolvi muito no projeto.
Tanabe-san era responsável pela gestão da HAL Laboratory e na altura eu trabalhava lá. Ele deu voltas e voltas à cabeça a pensar nos jogos que iria apresentar para a Nintendo 64. (risos)
Por volta de 1997, a HAL Laboratory estava algo perdida. A razão era nítida. O jogo Super Mario 6418 foi subitamente lançado ao mesmo tempo do que a consola Nintendo 64, e por isso estávamos a dar voltas à cabeça para perceber que produtos eram suficientemente bons para figurarem ao lado de Super Mario. Ainda demorou algum tempo até que a HAL Laboratory apresentasse Super Smash Bros.19 – acredito que a IS teve o mesmo problema.18. Super Mario 64: O primeiro jogo de ação 3D na série Super Mario, lançado simultaneamente com a consola Nintendo 64 em junho de 1996.19. Super Smash Bros.: Um jogo de lutas e ação lançado para a consola Nintendo 64 em janeiro de 1999, tendo sido desenvolvido pela HAL Laboratory, Inc..
Sim, é verdade. E, acima de tudo, era um título Mario! Não conseguimos na altura definir o caminho que devíamos seguir visualmente. No princípio, dividimo-nos em equipas e trabalhámos ao mesmo tempo tentando apresentar três modelos diferentes.
Era ainda um empregado recente e estava a trabalhar como designer num dos modelos.
Enquanto não decidíamos qual o modelo a seguir, passei naturalmente bastante tempo à espera – durante esse período, por interesse pessoal e totalmente independente do caminho que a equipa estava a tomar, criei uma imagem base. Tinha esperança que servisse como ponto de partida para a criação do jogo e entreguei-a.
É feita a partir de polígonos 3D, mas desenhei-a de modo a parecer-se com uma imagem retirada de um livro de animação e depois transferida para um videojogo – utilizando gráficos e personagens em 2D completamente planos.
Este estilo simplesmente não estava dentro do padrão que toda a gente usava naquela altura, mas conseguias transmitir muito do que era Super Mario naquelas imagens.