Seria uma das perspectivas, sim.
Imagino que haveria duas formas de reagir à extensão do período de desenvolvimento. Poder-se-ia pensar que, uma vez que trabalharam arduamente para ter tudo pronto antes do final do ano, os problemas de hardware que levaram ao atraso do desenvolvimento significavam que os vossos esforços tinham sido em vão. Imagino que há quem tenha pensado desta forma.
Achas que estás mesmo a chegar à meta quando, de repente, alguém grita: "Parece que tiveram sorte!"(risos) É como se tivessem de correr mais uma volta à pista – passando da volta de nove buracos para o dobro, uma volta de 18 buracos, por exemplo.
Disse-o dessa forma porque sabia que a equipa não ia reagir mal. Se disser que há clientes que esperam poder jogar uma volta de 18 buracos, e que certamente ficarão desiludidos se lhes dermos apenas nove, claro que todos concordam em trabalhar mais um pouco. É uma situação muito saudável e positiva. A reacção mantém-se, mesmo quando o projecto é alargado.
De qualquer modo, sinto que devo pedir desculpa aos nossos clientes pelo atraso no lançamento do novo título.
Mas no período depois de Miyamoto-san declarar que tinham tido sorte, fizeram mais do que a volta de 18 buracos, não fizeram?
Disse a toda a gente que o Presidente tinha dito que não havia conteúdo suficiente e perguntei-lhes o que poderíamos fazer para resolver a situação.
A decisão foi minha, de Shimamura-san e de outro director que estavam de visita ao escritório no nosso dia de folga. Juntámo-nos e discutimos o que se podia fazer. Dizíamos coisas do tipo: "Já não há mais tempo disponível no prazo de desenvolvimento” e “Estamos já a entrar na fase de debug”. Lançámos ideias na mesa e uma delas foi o salto em queda livre.