O 3D da consola Nintendo 3DS é bom a fazer com que pareça que existe um mundo profundo por trás do ecrã, logo foi isso que criámos desde o princípio. Com imagens com muita profundidade, existe uma discrepância maior entre as imagens enviadas para o olho esquerdo e o olho direito. Com uma diferença grande como essa, se não jogarmos com a consola diretamente diante de nós, é muito provável que as imagens pareçam distorcidas. Num jogo normal, isso não é um problema, mas as pessoas mexem o corpo quando jogam jogos de ação.
A distância saltada por Mario não muda se movermos o controlador, mas fazemos isto (mexe o corpo) de qualquer maneira. Não é um jogo Super Mario se não nos levar a fazer isso! (risos)
Exatamente. Um bom jogo de ação leva-nos a mexer o corpo. Mas é um problema, se distorcer o aspeto visual. Depois, Miyamoto-san disse que Mario Kart 712 não fica desfocado. Vi o jogo e, de facto, não ficava. Pensei porquê e percebi que era porque o kart do jogador se encontra num local onde não existe paralaxe binocular. Quando conduzem, os jogadores olham para o próprio kart, por isso não parece desfocado. Então, para onde é que os jogadores vão olhar em Super Mario 3D Land? 12Mario Kart 7: Um jogo de corridas com lançamento programado para a consola Nintendo 3DS na Europa, em dezembro de 2011.
Exatamente. Para o Mario. Consideramos que esse é o lugar onde não existe disparidade entre o olho esquerdo e o olho direito, é o plano de referência. Decidimos ajustar o plano de referência no Mario, para que parecesse menos desfocado. Isso deu origem ao Modo Normal.
Essa mudança chegou quando o jogo estava quase terminado. Fiquei surpreendido ao saber que a equipa alterou a perspetiva numa fase tão avançada da produção.
Faltava um mês, nesse momento. (risos) Cerca de 80 por cento das pessoas responderam que o Modo Normal era mais confortável. Mas 10 a 20 por cento disseram que estava melhor antes. Assim, decidimos deixar o modo anterior, que se tornou o Modo Profundo. Podemos alternar entre os dois modos com o Botão Direcional.
Em termos de design, mais dados facilitam a criação de estereoscopia, mas a vista pode cansar-se mais facilmente. Reduzimos a densidade deste jogo e criámos gráficos fáceis de entender, por isso o Modo Normal foi bem-vindo.
Na verdade, Motokura-san sugeriu que Mario fosse o plano de referência no início da fase de desenvolvimento, mas quando fizemos isso, os objetos sobressaíam demasiado. Isso fez-nos desistir da ideia.
Quando Mario era o plano de referência, tudo o que estava diante dele sobressaía, por isso, sem ajustes significativos, a vista ficava mais cansada.
Exatamente. Mas, até ao final, continuei a ouvir o que tinham feito em Mario Kart 7. Ao enfraquecer a força do estereoscópio e ao mudar a câmara, os objetos deixaram de sobressair tanto. Também fizemos com que fosse possível jogar com o regulador de 3D desligado. Por exemplo, uma regra nos jogos Super Mario 3D é que, se um objeto estiver no ar, existe uma sombra diretamente por baixo dele. Se virmos a sombra de uma Moeda ou de um Bloco, sabemos que é ali que devemos saltar.
Isso também é válido para as sombras no cimo dos inimigos. Para que fosse fácil de jogar, mesmo sem 3D, fizemos com que a sombra do jogador caia sempre em cima dos inimigos. Assim é mais fácil saltar em cima deles.