Fujioka-san, se alguém que desconhece por completo Monster Hunter de repente te perguntar que tipo de jogo é, como responderás, da forma mais simples possível?
Sim. Quando falas de caça, tens uma imagem de algo incrivelmente severo, mas no desenvolvimento do jogo, preocupei-me mais com não o deixar tornar-se demasiado brutal.
Se um jogo for excessivamente brutal, o mundo do jogo torna-se demasiado proibitivo e pouco confortável.
As acções que tens de efectuar dentro do jogo são pesadas à sua maneira. Mas embora seja esse tipo de mundo, retiras vários tipos de satisfação dele. Quis fazer um mundo que não fosse brutal.
A série de consolas domésticas é especialmente assim. Tem muita liberdade. Os dinossauros são entusiasmantes tanto para adultos como para crianças. Isso inspira-te para entrares neste mundo, e quando o fazes, vês que é bastante agradável. Gosto disso.
Dizendo isto de outra forma, penso sempre neste jogo como um parque temático. Depois de entrares, encontras um mundo divertido, e simplesmente fazer algo lá é divertido.
Estarias em sarilhos se fizesses isso! (risos) Mas eu gosto mesmo de parques temáticos. Depois de entrares, é um mundo completamente diferente. Não ganhas nada de especial com isso, mas simplesmente estar lá é divertido.
Entendo. Tal como um parque temático, existe um mundo confortável onde os monstros vivem. Podes caçá-los, mas os que não quiserem podem ir pescar. Se encontrares um monstro que não consigas derrotar sozinho, podes cooperar com outros para o derrotar. E depois de o deitares abaixo, recebes uma recompensa. Isso é divertido, por isso bastantes pessoas continuam a jogar. É isso que define os jogos Monster Hunter, certo?
Mas imagino que muitas pessoas que não sabem nada sobre ele pensem que têm de caçar.