Obrigado pela oportunidade.
Decidimos não intitular a entrevista de hoje “Wii Fit U”1 mas sim “Iwata Pergunta: Fit Meter”2. Vamos falar sobre a colaboração entre a Panasonic3 e a Nintendo, que criaram este intrigante contador de atividade4. Obrigado pela vossa presença.
1. Wii Fit U: Título de fitness para a consola Wii U que será lançado na Europa a 13 de dezembro de 2013. É possível descarregar gratuitamente uma versão de teste de 31 dias, disponível até 31 de janeiro de 2014, que permite ao utilizador desfrutar do título integral durante 31 dias a começar no dia em que o iniciar pela primeira vez na sua Wii U. É necessário possuir um Balance Board compatível para utilizar este título, tal como o Wii Balance Board. Para mais informações, visita o site de Wii Fit U.
2. Fit Meter: Acessório para o título Wii Fit U lançado a 1 de novembro de 2013. O utilizador prende o acessório ao cinto ou ao cós das calças para medir quantas calorias gasta por dia. Os resultados podem ser enviados para o Wii Fit U, que os apresentará através de gráficos detalhados no televisor ou no Wii U GamePad. O Fit Meter calcula a altitude a partir da pressão de ar. O Fit Meter não pode ser usado isoladamente enquanto contador de atividade: para funcionar tem de ser utilizado com o Wii Fit U.
3. Panasonic Corporation: Fabricante de eletrónica que produz, vende e oferece serviços relacionados com eletrónica e equipamentos domésticos. Fundada em 1935, tem sede na prefeitura de Osaca, no Japão.
Chamo-me Tooyama e trabalho em projetos e serviços relacionados com o contador de atividade na Panasonic.
Chamo-me Kitado e também trabalho na Panasonic. Tinha a meu cargo o desenvolvimento do Fit Meter. Eu crio aparelhos de monitorização para contadores de atividade.
Eu sou o diretor adjunto de Wii Fit U. Chamo-me Hayashi e trabalho no Departamento de Desenvolvimento de Software.
Muito bem. Vamos diretos ao assunto: como é que tiveram a ideia de adicionar um contador de atividade ao título Wii Fit5?5. Wii Fit: Jogo de fitness lançado para a consola Wii em abril de 2008.
Bem, a ideia foi minha. Com o Wii Fit Plus6, por termos incorporado valores MET7, tornou-se possível indicar quantas calorias são queimadas em cada um dos tipos de exercício. Para além disso, gosto de andar de bicicleta e de fazer caminhadas pelas montanhas, e sempre achei que seria fantástico se conseguisse estimar quantas calorias gasto naquelas atividades fazendo a comparação com as calorias gastas nas atividades do Wii Fit.6. Wii Fit Plus: Título sucessor de Wii Fit lançado para a consola Wii em outubro de 2009. Cada atividade apresenta o valor MET correspondente à intensidade do exercício e o número de calorias gastas, valor que depende do peso do utilizador e do tempo despendido naquela atividade.7. MET (equivalente metabólico): Unidade de intensidade de exercício e de movimentos físicos. Estar sentado sem qualquer movimento corresponde a um MET.
Querias medir a tua atividade quando não estás perto do televisor e querias geri-la em conjunto com o Wii Fit.