O desenvolvimento de Donkey Kong Country Returns começou com uma oportunidade ordenada pelo destino, mas isso não significa que tudo tenha corrido sobre rodas desde o início.
A certa altura, disseram que se continuassem a esse ritmo, não iriam conseguir ter os bosses prontos a tempo.
Sim, foi isso mesmo. Acho que o ponto de viragem foi alguns meses antes da E3. Mais ou menos nessa altura, aumentámos o número de pessoas que faziam programação relacionada com bosses. Depois a velocidade do desenvolvimento aumentou. Tal como Tanabe-san disse, o boss Mangoruby foi um desafio amargo. Primeiro, pensámos na hipótese de se pendurar numa árvore e balançar-se durante uma batalha com um boss. Experimentámos, mas não era muito divertido, por isso decidimos mudar a nossa abordagem. Neste jogo, o Donkey Kong pode agarrar-se a erva no tecto e nas paredes, por isso começámos a falar sobre a possibilidade de ele se poder agarrar a um aro cilíndrico em vez de uma árvore. Desenhei o protótipo na minha hora de almoço.
Sim. Um protótipo muito simples. Podia-se andar para a frente e para trás entre os vários aros, saltar de um para o outro, agarrar e rodar e por aí fora. Mostrei-o a Tanabe-san e ele disse que achava que iria resultar. Depois de essa ideia surgir, o desenvolvimento desenrolou-se mais facilmente, mas Mangoruby foi um desafio do princípio ao fim.
Quando um projecto começa a correr bem, às vezes há algo que entra em acção de repente. Senti que o jogo floresceu rapidamente quando chegaram à recta final.
Trabalhámos afincadamente nesse nível para que o pudéssemos expor na E3, e corrigimo-lo vezes sem conta. Foi tal o esforço que, se tivéssemos de fazer mais níveis equiparáveis, iríamos demorar imenso tempo, por isso estava preocupado em conseguirmos acabar dentro do prazo. Mas, depois da E3, mesmo sem investir um esforço tão penoso no projecto, começámos a produzir montes de bom material.
Mesmo sem dar grandes indicações, eles sabiam o que fazer e produziam muito bom material.
Sim. Porque seria? Penso que tudo mudou dramaticamente depois da E3, mas o motivo para isto acontecer, já não sei... Gostaria de perguntar à Retro Studios.