Hoje vou falar sobre o título Donkey Kong Country Returns com criadores que se juntam a nós a partir da Retro Studios1 em Austin, no Texas, do outro lado do oceano, e também com criadores aqui em Quioto. Em primeiro lugar, gostaria que se apresentassem. Vamos começar pela Retro Studios. 1Retro Studios, Inc.: Empresa criadora de videojogos com sede em Austin, no Texas, que trabalhou no desenvolvimento da série Metroid Prime. Fundada em 1998.
Chamo-me Kynan Pearson e sou designer sénior na Retro. Fui o responsável pelo design dos níveis de Donkey Kong Country Returns.
Chamo-me Mike Wikan e também sou designer sénior. Estive a cargo dos inimigos e bosses de Donkey Kong Country Returns.
(em inglês) Chamo-me Kensuke Tanabe. (voltando a falar em japonês) Não, acho que vou falar em japonês. (risos) Produzi o título Donkey Kong Country Returns.
Não sei, quero? (risos) (dirigindo-se aos convidados da Retro Studios no monitor e falando em inglês) Acham que é melhor apresentar-me em inglês? (em japonês) Estou a brincar. (risos) Chamo-me Risa Tabata e, enquanto assistente de produção, desempenhava várias tarefas.
Os jogadores conhecem a Retro Studios como a empresa que fez a trilogia2 Metroid Prime . Mas o facto de uma empresa destas anunciar subitamente um novo jogo Donkey Kong, mantido em segredo até à E3 de 20103, pode ter apanhado algumas pessoas de surpresa, por isso gostaria de começar por falar um pouco sobre o que levou a Retro Studios a fazer Donkey Kong Country Returns. Talvez seja boa ideia começar por ti, Tanabe-san. 2Trilogia Metroid Prime: Metroid Prime é um jogo de acção na primeira pessoa lançado para a Nintendo GameCube em Fevereiro de 2003. Metroid Prime 2: Echoes foi lançado para a GameCube em Maio de 2005 e Metroid Prime 3: Corruption foi lançado para a Wii em Março de 2008. (As datas aqui mencionadas são as de lançamento no Japão. Na Europa, os jogos foram lançados em Março de 2003, Novembro de 2004 e Outubro de 2007, respectivamente.) 3E3 (Electronic Entertainment Expo): Uma exposição relacionada com videojogos, tendo lugar geralmente em Los Angeles. Donkey Kong Country Returns foi anunciado pela primeira vez na E3 de 2010.
Está bem. Nunca esquecerei o mês de Abril de 2008... Já falei deste assunto mais ou menos na altura da E3, quando fizemos uma sessão “Iwata Pergunta” sobre Donkey Kong Country Returns, mas houve um pequeno incidente quando vários membros essenciais da Retro Studios que tinham trabalhado na série Metroid Prime saíram da empresa. Fiquei sem saber o que fazer mas, nessa altura e por mero acaso, Miyamoto-san mencionou que queria fazer um novo Donkey Kong Country 4 e perguntou-me se tínhamos possíveis criadores à altura de tal projecto. Sugeri a Retro Studios, e foi assim que o projecto começou. 4Donkey Kong Country: Jogo de acção de scrolling lateral lançado para a Super NES em Novembro de 1994. Para além de três jogos que surgiram para a Super NES, a versão foi também lançada para a Game Boy Advance.
Entrando em detalhes, quando se ouviu dizer que vários membros importantes da Retro Studios tinham saído da empresa, não foram poucas as pessoas que mostraram algum cepticismo quanto à sua capacidade para criar jogos de alta qualidade. A Retro Studios acabou por dissipar todas as preocupações, mas deve ter sido um desafio tremendo ou um período muito atribulado. Foram obrigados a decidir num período muito curto de tempo que tipo de papel teriam os novos criadores principais e como iriam tornar-se uma equipa. Para além disso, essas pessoas devem ter sentido uma pressão terrível porque tiveram de carregar a responsabilidade de liderar outras pessoas quando ainda nem sequer tinham provado ser capazes de o fazer. Gostaria que nos falassem um pouco sobre o que as pessoas da Retro Studios pensaram sobre a situação à medida que esta se ia desenrolando.
Bem... Foi, claro, difícil quando algumas das pessoas essenciais da equipa que tinha trabalhado na série Metroid Prime saíram. No entanto, eu também reconheci que era uma oportunidade para introduzir novas formas de pensar e de operar.
Em vez de rotular o projecto como difícil, fiquei entusiasmado com a oportunidade fantástica de trabalhar num título tão espectacular como Donkey Kong Country. Ao mesmo tempo, senti o peso da responsabilidade porque não queria desiludir os fãs de Donkey Kong Country ao defraudar expectativas.
Tal como o Mike, também senti o peso da responsabilidade. Mas trabalhei de perto com eles durante todo o projecto e compreendia como funcionavam, por isso não fiquei muito preocupado. Partilhámos os nossos pensamentos uns com os outros para chegarmos às melhores ideias – tal como sempre tínhamos feito – e a forma como a equipa estabeleceu laços teve resultados muito positivos.
Eles os três trabalharam tão bem juntos neste projecto e conseguiram um resultado tão bom que quaisquer dúvidas que pudéssemos ter se dissiparam.