Capítulo 3: Um mundo que inclui agora o céu
Agora compreendo os desafios e as circunstâncias por detrás do desenvolvimento de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Disseram que o mundo é o mesmo que o de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Porém, agora que o jogador consegue explorar os céus acima de Hyrule, isso significa que o mundo se expandiu consideravelmente?
Na verdade, o título anterior, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, foi desenvolvido para a Wii U (7), pelo que houve restrições no desenvolvimento. Tínhamos muitas ideias que queríamos implementar durante o desenvolvimento, mas tomámos decisões claras sobre o que não íamos fazer nesse jogo. Por exemplo, decidimos que não ia envolver voar. Depois o Aonuma-san fartou-se de insistir: "Se voar está fora de questão, quero abrir buracos debaixo de terra!" E nós respondíamos: "Oh, não! Não nos obrigues a criar isso também!" (Risos)
(7) Lançada em 2012. Uma consola doméstica com jogos que ligam o ecrã da TV e o ecrã do Wii U GamePad portátil.
Foi a minha reação natural ao jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Do género: "Quero abrir um buraco mesmo aqui mesmo." (Risos)
No caso de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, começámos por compilar e implementar ideias que não pudemos incluir no título anterior. Isso não teria sido possível se tivéssemos criado um mundo inteiramente novo, portanto, o desenvolvimento no mesmo mundo foi significativo também nesse sentido.
Acho que os jogadores que encontrarem uma gruta num penhasco neste jogo poderão começar a pensar: "Haverá outra naquele penhasco ali também?" Quando um sítio — mesmo que já nos seja familiar — é aumentado com algo de valor, começamos a ver o mundo de forma diferente. Mesmo enquanto criadores do jogo, nós começámos a ver o cenário de forma diferente enquanto trabalhávamos no jogo. Creio que a forma como os jogadores exploram Hyrule também vai mudar.
Estou a ver. É uma característica de Legend of Zelda, uma pista levar a outra, provocando uma reação em cadeia para os jogadores verem locais diferentes de formas novas. Então e os céus?
Embora as paredes do último jogo lhe conferissem altura, eu achei a jogabilidade, em grande parte, bidimensional. Desta vez, conferimos-lhe verticalidade — por outras palavras, jogabilidade que faz uso da altura. Desenvolvemos um mundo tridimensional com a premissa de que o jogador pode ir da superfície até aos céus sem interrupções. O Link também é capaz de realizar uma nova ação, chamada "dive", e tem uma nova roupa para os céus.
Quando colocámos as ilhas à escala correta nos céus, fiquei surpreendido com o quão pequenas eram vistas do chão.