Durante os combates, o teu objetivo é esgotar a barra de energia do teu adversário para que possas sair vitorioso. Cada ataque desferido contra o teu inimigo contribui para carregar um Super Gauge que, quando estiver cheio, te irá permitir realizar um ataque Super Combo. Os jogadores também podem utilizar um Revenge Gauge. Ao desferires um ataque podes causar danos ao teu adversário e carregar o teu Super Gauge, mas isso também irá carregar o seu Revenge Gauge que, quando estiver cheio, irá permitir que o teu rival realize um Ultra Combo extraordinariamente poderoso contra ti. Não digas que não te avisámos!
Os jogadores já familiarizados com a série poderão fazer uso da possibilidade de escolher uma das 35 personagens do jogo. À disposição terão não só guerreiros mundiais clássicos como Ryu, Ken, Guile e Chun-Li, mas também personagens mais recentes como Hakan e Juri.
Juri é uma lutadora de taekwondo cujo pai foi morto por M. Bison. Juri torna-se membro do S.I.N., o perverso sindicato criminoso de Bison, onde Seth cria o olho biónico que lhe dará poderes especiais. O plano de Juri é conseguir que Bison se vire contra Seth para que se destruam um ao outro e, assim, alcançar a sua vingança.
Hakan é o presidente do maior fabricante mundial de óleo alimentar e uma personalidade importante do desporto nacional da Turquia, Yağlı güres. Hakan entra no torneio do S.I.N para exibir a sua técnica e viajar pelo mundo em busca de inspiração para uma nova receita de óleo.