A magia desapareceu para sempre.
Há muito tempo, seres malévolos criaram poderosas criaturas chamadas Espers e colocaram-nas frente a frente. As batalhas resultantes deixaram o seu mundo completamente destroçado. Conta a lenda que os Espers se destruíram a eles próprios e à maior parte da Humanidade.
Já passaram séculos e um mundo racional existe agora com os Espers a viverem apenas em mitos, até que se encontrou um congelado. De repente, existem relatórios de ataques de magia a civis por parte do exército imperial, equipado agora com potentes armas MagiTek. A magia está viva e de boa saúde e o mundo volta a estar em perigo.
Quem estará por trás da redescoberta deste lendário poder? E quem se esconde por detrás do malvado plano que ameaça trazer o caos a este pacífico mundo?
Lançado originalmente como FINAL FANTASY III para a SNES na América do Norte, este jogo é, na verdade, FINAL FANTASY VI da cronologia da série principal.