Breath of Fire II é a sequela do jogo de interpretação de personagens de sucesso e conta com uma ampla variedade de personagens e um vasto mundo para explorar.
Neste jogo, em que a ação se desenrola 500 anos depois do original, o pai e a irmã de Ryu foram raptados mas os populares esqueceram-se misteriosamente deles. Ryu une forças com Bow, o seu amigo órfão, e ambos embarcam numa aventura incrível.
O jogo conta com múltiplos pontos de vista ao nível da jogabilidade (tal como a vista isométrica durante as batalhas, famosa desde o primeiro jogo), bem como habilidades emocionantes como a fusão de feiticeiros e a transformação de dragões.