Nesta sequela do jogo Ninja Gaiden original para a NES, volta vestir a pele de Ryu Hayabusa e embarca numa missão em que tens de vencer um novo e mortífero inimigo, Ashtar, e destruir a Sword of Chaos.
Utiliza velocidade, agilidade e técnicas de combate Ninjutsu de modo a progredires pelos múltiplos níveis, enquanto batalhas contra inimigos e derrotas vilões. Aumenta os poderes de Ryu e recupera as forças através de itens que encontras ao longo do caminho. Agora Ryu também pode criar cópias de si mesmo que o seguem constantemente, repetindo os seus movimentos.