O Capitão Toad, que pode ser tão cobarde quanto corajoso, embarca na sua primeira aventura a solo! No novo jogo de plataformas e quebra-cabeças para a Wii U, este herói de SUPER MARIO 3D WORLD terá de atravessar uma grande variedade de níveis repletos de desafios.
Utiliza o Wii U GamePad para investigares os níveis a partir de todos os ângulos possíveis e guiares o Capitão Toad até ao final. Há uma quantidade de aventuras à tua espera, na qual se incluem níveis em que o GamePad é usado para mostrar o teu ponto de vista, assim como encontros com inimigos de grandes dimensões!
Ao Capitão Toad junta-se a Toadette. Ao contrário dos tradicionais heróis de videojogos, porém, estas duas personagens não contam com quaisquer poderes especiais. Para além de não poderem sequer saltar, assustam-se com quase tudo; ainda assim não fogem de uma boa aventura. Armados com lanternas, a que se junta uma atitude positiva, avançam por locais infestados de inimigos, como as cabanas do Wild West ou os parques aquáticos dos Goomba, cada um dos quais a transbordar de quebra-cabeças para resolver e segredos para desvendar.
No início da aventura, o Wingo, um pássaro tão gigante quanto ganancioso cujo único objetivo é fazer a vida negra aos tímidos localizadores de tesouros, foge levando consigo não só a sua única Power Star como também a Toadette! É aqui que entras em ação, já que te cabe a ti partir numa verdadeira caça ao tesouro para tentares recuperar ambas e, finalmente, derrotar o Wingo. Tudo isto decorre ao longo de mais de 70 divertidos e desafiantes níveis, nos quais tens também a oportunidade de apanhar estrelas e pedras preciosas.