Uma sessão de jogo dura entre cerca de 20 e 30 minutos.
Em Royal Adviser assumes o papel de assessor de um velho rei e tentas reclamar o poder para ti próprio. Cada jogador tem um objetivo secreto que deve alcançar manipulando o reino e aconselhando o rei relativamente a questões do dia a dia. Podes também formar alianças secretas, espiar e acusar os outros.