Então o que é que vos levou a decidir usar Zelda na criação do software que “constrói pontes” aos FPS?
Sim, é verdade. O terreno criado para Twilight Princess era vasto. E sinceramente, pensei mesmo que havia mais com que podíamos trabalhar. Este tipo de sentimentos estão, no entanto, sempre a passar-nos pela cabeça no desenvolvimento de videojogos… (sorri candidamente).
Portanto, depois de terminamos o desenvolvimento de Twilight Princess, falei com a equipa sobre se podíamos ou não fazer uma história lateral. Com uma série grande como a Zelda, normalmente só lançamos uma nova versão após 3-5 anos, mas pensámos que seria excelente fazer algo para aquelas pessoas que gostaram mesmo de Twilight Princess onde poderiam continuar a jogar no mesmo mundo. Penso que é importante lançar produtos a um ritmo relativamente rápido.
Por outro lado, é provavelmente importante manter o ritmo de desenvolvimento em andamento também para bem dos programadores, não é?
É verdade. Então, perguntei à nossa equipa Zelda para pensarem num novo projecto com uma história extra baseada na Twilight Princess. Mas então começaram a aparecer com histórias que podiam ser descritas como “contos épicos” mais do que como “histórias laterais”.
É claro que também é importante continuar a criar épicos, mas eu não acredito que um épico só por si consiga resultar num jogo excelente. Quero dizer, dependendo do tipo de características que são adicionadas a um jogo, o gozo fundamental por trás dele pode perder-se no meio de todos os dispositivos. Tendo isso presente, demorámos algum tempo a ponderar sobre o novo projecto e acabámos por sugerir fazer um jogo baseado no Twilight Princess que utilizasse o Wii Zapper.
Já te vou perguntar sobre o Wii Zapper, mas qual foi a reacção da equipa quando propuseste essa ideia?
Ficaram um pouco chocados. Foi como matar todas as ideias em que estavam a trabalhar até então. Alguns até sentiram que não devíamos fazer nada que desse a ideia de que estávamos a reutilizar o software já existente e a vendê-lo aos consumidores.
Foi excelente. A Nintendo of America reuniu um grupo que incluía uma série de fãs incondicionais do Zelda, mas nenhum deles disse; “O quê? Isto não é o Zelda!?”, e começaram a gostar realmente do jogo, e nós soubemos então que era para avançar. Depois disso, recebemos relatórios diários sobre o produto que nos permitiram afinar aspectos dele enquanto continuávamos a trabalhar nele.
Eu fui a pessoa que transmitiu inicialmente a ideia do Link’s Crossbow Training às pessoas da Nintendo of America quando fui lá numa viagem de trabalho, e eles disseram-me que estavam bastante preocupados com o projecto. Quer dizer, eles tinham que se perguntar “Será boa ideia mexer num produto tão popular e importante como o Zelda?”, mas assim que receberam o protótipo essa ansiedade aparentemente desapareceu, já que não lhes ouvi mais preocupações desde então.