Antes de mais, muito obrigado por teres vindo hoje a Quioto.
Devo explicar que o Dr. Miyachi do Instituto Nacional de Saúde e Nutrição1 teve a amabilidade de ser consultor do Wii Fit Plus. 1 O Instituto Nacional de Saúde e Nutrição foi estabelecido pelo Ministério dos Assuntos Internos do Japão em 1920. É um órgão oficial encarregado de melhorar os padrões da saúde pública levando a cabo investigações e inquéritos relacionados com a saúde da população japonesa, a sua alimentação e os seus níveis gerais de nutrição.
Envolvi-me na última metade do desenvolvimento do software e, na verdade, usámos o Wii Fit Plus para medir a intensidade de exercício2 de cada treino, para que os utilizadores soubessem quantas calorias tinham queimado, e também demos alguns conselhos para combinar os vários treinos. 2 Refere-se à relação entre a frequência cardíaca calculada durante ou imediatamente a seguir aos exercícios físicos e a frequência cardíaca máxima. Expressa-se através de um valor numérico que as pessoas podem usar para medir as suas capacidades físicas.
Gostava de te pedir que falasses pormenorizadamente sobre isso mais tarde nesta entrevista, se não te importas. Para começar, posso perguntar que tipo de investigação realizaste até agora e como acabaste por fazer a tua investigação actual?
Está bem. Bom, licenciei-me no Instituto Nacional de Aptidão Física e Desporto em Kanoya3, a única universidade nacional especializada em educação física. Quando era aluno do liceu, queria ser professor de Educação Física e candidatei-me a essa universidade, que havia sido fundada nesse mesmo ano. 3 O Instituto Nacional de Aptidão Física e Desporto da cidade de Kanoya, na província de Kagoshima, Japão, é uma universidade pública especializada em Educação Física e fundada em 1981.
Embora esse nível de paixão pela educação que encontraste tenha sido uma grande sorte para ti, por outro lado, provavelmente, também serviu para te levar numa direcção diferente do teu sonho de ser professor de Educação Física! (risos)
Penso que, provavelmente, isso foi positivo para mim. Após entrar na universidade, tive a oportunidade de realizar treinos com base em investigações científicas, por isso pude ver como é que o exercício tinha fundamentos científicos e teóricos. Depois, enquanto fazia mais experiências dessa natureza, fui fazer um mestrado e comecei a estudar a forma como o corpo das pessoas muda quando fazem exercício físico. Quando terminei o mestrado, fui para a Universidade Kawasaki de Bem-Estar Médico4 na província de Okayama. A princípio, chamava-se Universidade Médica Kawasaki e centrava-se na medicina, mas acabara de ser criado um Departamento de Saúde e Educação Física e, mais uma vez, dei por mim no primeiro ano do curso... 4 A Universidade Kawasaki de Bem-Estar Médico é uma universidade privada de saúde e bem-estar cujas instalações principais se situam na cidade de Kurashiki, na província de Okayama, Japão. Foi criada em 1991.