Obrigado por teres vindo.
Hoje estou aqui para realizar um desafio novo. A maioria das sessões “Iwata Pergunta” tem-se focado num jogo ou numa consola em particular, mas uma vez que temos desenvolvido uma relação próxima com a PlatinumGames1 , pensei que seria bom poder falar sobre a PlatinumGames enquanto grupo de desenvolvimento, em vez de sobre um produto específico, pelo que pedi o vosso tempo. Não sei bem como isto irá funcionar, mas estou expectante. Obrigado.1. PlatinumGames Inc.: Uma criadora de videojogos fundada em 2006 e que está atualmente a trabalhar em The Wonderful 101 e Bayonetta 2, ambos para a Wii U. A sede é em Osaca.
Como são ambos figuras de destaque no campo dos videojogos, tenho a certeza de que muitos dos leitores saberão já quem vocês são. Mesmo assim, querem fazer o favor de se apresentarem?
Sou o Minami, presidente e CEO da PlatinumGames. Faço parte desta indústria há 25 anos. Primeiro integrei o departamento de desenvolvimento numa empresa durante muito tempo, mas há cerca de sete anos, por várias razões, fundei a PlatinumGames.
A maior razão para ter fundado a empresa foi querer criar um grupo que se especializasse em alguma coisa. Quero atingir como criador independente o que não pode ser feito numa grande organização como uma editora. Para transformar este grupo de criadores distintos numa equipa de renome mundial, afastei-me do desenvolvimento e tentei concentrar-me na representação da empresa.
Sou o Inaba, da PlatinumGames. Tal como o Minami-san, cheguei a esta indústria a partir de uma editora e desde aí já passaram cerca de 20 anos. Originalmente era programador, mas tornei-me produtor há cerca de dez anos. Produzi maioritariamente títulos originais.
Penso que isso se deve à minha personalidade, à minha necessidade de estar sempre à procura de novos estímulos. Mas enquanto procuro estes estímulos, sou obstinado e faço todo o tipo de coisas, por isso quando se trata de determinar como transformar o que faço em produtos, suspeito que o Minami-san não tem a vida fácil! (risos)
Sim. E enquanto produtor, os diretores fazem-te muitas exigências, pelo que tens de libertar esse stress de alguma forma. O Minami-san, o CEO, está, por acaso, acima de mim, por isso posso fazê-lo com ele. Mas não sei como é que ele descarrega o stress! (risos)
OK, primeiro gostaria de perguntar como se deu o vosso primeiro contacto com os videojogos. Por volta da altura em que começámos a fazer videojogos, a indústria não era tão grande como é agora, por isso imagino que, a partir desse primeiro encontro, tenha havido bastantes voltas e reviravoltas. Minami-san, onde se deu o teu primeiro encontro com os videojogos?
Este ano celebro 50 anos de vida e as minhas recordações de infância passam muito por salões de jogos. Nessa altura, Space Invaders3 e Donkey Kong4 eram populares, por isso jogava esse tipo de títulos nos salões de jogos. Mas na altura era só jogador e não ligava aquilo a qualquer profissão. 3. Space Invaders: Um jogo de disparos que ficou disponível nos salões de jogos em 1978.4. Donkey Kong: Um jogo que ficou disponível nos salões de jogos em 1981. A versão para a Famicom (“NES” na Europa) foi lançada simultaneamente com essa consola em julho de 1983.
Por outras palavras, não te passava pela cabeça que se pudesse trabalhar numa empresa de videojogos.