Gostava de questionar-vos sobre o início do desenvolvimento. Para fazerem Nintendo presents: New Style Boutique para a Nintendo 3DS, duas culturas completamente diferentes – uma empresa de videojogos e uma empresa de moda – estabeleceram contacto pela primeira vez. Yamagami-san, com que impressão ficaste naquela altura?
No início, referimos que Tamura-san introduziu alguns estilistas que gostavam de videojogos.
Tive de apresentar alguns estilistas à Nintendo e, por isso, escolhi algumas miúdas bastante inteligentes que tinham o que era preciso. Realizei entrevistas e, por acaso, a primeira rapariga disse “Eu gosto de videojogos!” e eu respondi-lhe “OK! Estás contratada!”
Começou logo muito bem e, quando lhe falei sobre um novo jogo Style Boutique, ela ficou muito entusiasmada. Então, em vez de ter havido um choque de culturas, foi algo incrivelmente natural. Fomos capazes de conversar informalmente logo desde a primeira reunião e até Hattori-san disse: “Tem de ser ela!”
Ah, estou a ver. O vosso veículo é diferente – os criadores de jogos usam videojogos e os estilistas usam a moda – mas querem ambos pôr sorrisos nas caras das raparigas.
Exato. Quando aquela estilista perguntava “Este artigo é engraçado, não é?” e “Como é que fica este coordenado?”, eu respondia “Ooh! Tão giro!” (risos) Claro que as nossas culturas e senso comum eram diferentes, mas estávamos ambas focadas no cliente e partilhávamos o desejo de fazer toda a gente feliz através da moda. Por isso, nunca tivemos qualquer problema de comunicação entre nós.
Algo que considerei importante foi aprender sobre o fluxo de tendências na moda. Quando criámos o jogo anterior, limitei-me a comprar uma data de revistas de moda e a estudar as últimas novidades. Mas, desta vez, já tenho um bom conhecimento das tendências atuais e do que está prestes a rebentar antes de essa informação chegar às revistas. Até aí, via o mundo da moda como pontos isolados, mas ela ajudou-me a unir os pontos.
Antigamente, o teu ponto de vista era o do consumidor. Mas esta estilista veio introduzir o ponto de vista de alguém que cria a moda.