Com a tua personagem Mii explora o kingdom of toys, onde serás recebido pelo rei que se sente um pouco frustrado por ter apenas um Pokémon. No entanto ele conhece um mágico misterioso que possui dez. O rei está claramente aborrecido com esta situação, e requisitará a tua ajuda para conseguir ter mais Pokémon do que o mágico, mostrando-lhe assim quem é que percebe mais de Pokémon! Acompanhado pelo Pikachu do próprio rei, embarcarás numa viagem heroica, num balão de ar quente, até lugares onde os Toy Pókemon selvagens ainda não foram descobertos.
Apanha Pokémon através de jogadas e desafios fantásticos e coleciona itens com o teu Mii pessoal. Cada Legendary Pókemon que existe pode ser descoberto e apanhado se o Pokémon "megaevoluído" se juntar às batalhas. E lembra-te, quantos mais Pokémon apanhares mais o teu Adventurer Rank aumentará.
Em Pokémon Rumble World encontrarás mais do que apenas Pokémon. O teu Mii pessoal estará também presente, assim como os Mii de jogadores por quem já tenhas passado, levando-te a aventuras entre Pokémon e personagens Mii. Acede a este modo ao ligar as consolas da família Nintendo 3DS à internet e ativando o StreetPass. Assim, as personagens Mii, quer estejam perto ou longe, podem visitar-se entre si e apoiar-se em batalhas futuras.
O formato físico desta versão inclui novidades reconfiguradas tais como Poké Diamonds, Poké Diamond Digger e VIP Cards, isto sem incluir quaisquer conteúdos pagos.
Os Poké Diamonds tornam as tuas aventuras mais divertidas e ajudam-te na tua missão. Após o tutorial, visita a loja para receber os teus 3000 Poké Diamonds. Terás também acesso ao Poké Diamond Digger. Este último dar-te-á um acréscimo de 40 novos Poké Diamonds por dia. Assim que juntares 3000 Poké Diamonds e o Poké Diamond Digger, uma carta VIP especial será desbloqueada. Existem duas cartas VIP especiais, a Balloon VIP Card e a carta Timing Stop VIP Card. Estas podem ser usadas para viajar mais facilmente pelo reino de Toy Pokémon, conseguindo assim mais Pokémon para o rei.
Os fãs de Pokémon poderão desfrutar da experiência completa de Pokémon Rumble World, nas lojas a partir de 22 de janeiro de 2016.