Este jogo leva-te a Sóchi, na Rússia, a cidade que acolherá os Jogos Olímpicos de inverno de 2014, para te convidar a competir em modalidades clássicas como Speed Skating e Alpine Skiing, assim como em Figure Skating Pairs, Snowboard Parallel Giant Slalom e Snowboard Slopestyle, novidades na série Mario & Sonic. A última destas três fará também a sua estreia nos próprios Jogos Olímpicos.
Também pela primeira vez na série, o Wii U GamePad e os Comandos Wii Plus são utilizados para controlar a ação, oferecendo-te uma maior precisão e uma jogabilidade mais intuitiva. Em Figure Skating Pairs cooperas com um amigo para juntos efetuarem movimentos graciosos enquanto duas das personagens lendárias no ecrã fazem a mesma rotina. O momento certo e uma sincronização eficiente com o teu parceiro são essenciais para triunfares. Já no Curling, por exemplo, usas o ecrã tátil do Wii U GamePad para planeares a tua estratégia relativamente à trajetória de pedras, antes de as lançares para o rinque com um movimento do Comando Wii Plus. Se, no final, as pedras mais próximas do centro do círculo forem as tuas, poderás sagrar-te vencedor!
A par das modalidades olímpicas oficiais, os Dream Events permitem-te efetuar jogadas dinâmicas que não são possíveis na vida real. Na frenética Winter Sports Champion Race passas de um par de esquis para uma snowboard ou de um trenó para patins, tudo num ambiente adequado à combinação de desportos de inverno numa única modalidade. Não deixes, ainda, de participar numa verdadeira luta de bolas de neve em Snowball Scrimmage, ao passo que em Snow Day Street Hockey tens a oportunidade de jogar hóquei no gelo como nunca antes!
Modalidades individuais à parte, o modo Legends Showdown destina-se a todos os que querem experienciar o mundo mais profundo de Mario & Sonic. Aqui, 20 personagens entram em competição e cabe-te a ti definir uma estratégia e selecionar a personagem que participará em cada modalidade. Tenta sair vitorioso em cada uma das cinco áreas e derrotar os seus respetivos Bosses para arrecadares o cobiçado Legend Trophy, ganhando diferentes recompensas à medida que superas áreas. Entretanto, um novo modo "party" recheado de diversão multijogadores é o "Action & Answer Tour", que, ao estilo de um programa televisivo de perguntas de cultura geral, permite a até quatro jogadores disputarem vários minijogos baseados nas modalidades olímpicas. Sempre sob pressão, tens de aliar reflexos rápidos a um olho clínico para ganhares pontos e venceres os teus adversários.
Finalmente, o novo modo online Worldwide VS permite-te defrontar jogadores de todo o mundo em quatro modalidades – Freestyle Ski Cross, Snowboard Cross, Short Track 1000m (Speed Skating) e o supramencionado Winter Sports Champion Race. Quer estejas a jogar contra um amigo na mesma sala ou com alguém do outro lado do mundo, cada vez que ganhas uma medalha arrecadas pontos para o teu país, por isso dá o teu melhor e ajuda a levar a tua nação até ao topo da tabela!