Como definirias um RPG?
Bem, existem certos elementos fundamentais, como uma visão do mundo específica, a história, as sequências cinemáticas e as personagens. Os elementos essenciais são personagens com uma individualidade real e uma visão do mundo única. Quando estes dois elementos são fundidos e formam os picos de uma montanha alta, bem, penso que é esse o meu conceito de um RPG. Na era Square, eu dizia muitas vezes: “Vou fazer um vídeo interativo!”. Para ser sincero, agora tenho uma opinião diferente em relação a isso. Estou a tentar manter esses picos da montanha mas, ao mesmo tempo, estou a tentar levar o RPG a pontos aonde nunca chegou.
Mas, olhando para trás, fizeste o filme FF12 e depois o jogo online foi desenvolvido. Penso que deixaram um legado significativo. Penso mesmo que o conhecimento desenvolvido nessa altura deixou a sua marca na cultura e abriu-nos novos caminhos. 12Final Fantasy: The Spirits Within foi um filme animado por computador lançado em 2001. Foi realizado por Hironobu Sakaguchi.
Mas quando trabalhei nele, apercebi-me de que jogos são só jogos. Não são filmes... (risos)
Um filme acaba sempre num tempo específico e definido. Mas os jogos continuarão durante o tempo que os quiseres jogar. Não os terminarás a menos que coloques algum esforço e, por alguma razão, isto melhora a profundidade da experiência e causa uma maior impressão no jogador.
Estou sempre à procura de novas formas de cativar os jogadores, a tentar descobrir o que faz com que mergulhem a sério no mundo do jogo. Nos RPG os jogadores conseguem mesmo projetar-se para o mundo do jogo enquanto em jogos como Mario os pontos de experiência são acumulados na ponta dos teus dedos. Tendemos a tratá-los como coisas diferentes mas penso que são, essencialmente, a mesma coisa. Em termos de acrescentar um sabor único a esses jogos, há coisas específicas em que tu és particularmente bom, enquanto Miyamoto-san, por exemplo, é bom noutras. Isto é o que dá aos jogos o seu tom ou estilo distinto.
Tenho a sensação de que no campo dos RPG, o aspeto da programação foi, de certa forma, negligenciado.
Penso que houve um período em que isso acontecia. A prioridade era impressionar pessoas com gráficos deslumbrantes e o aspeto da programação poderá ter sido relegado para segundo plano.
Mas, ao mesmo tempo, penso que é uma ótima altura para se fazer RPG. Nesta fase, as pessoas que criam RPG estão mais conscientes dos problemas com que se depararão, o que torna as coisas mais fáceis. E ainda é desafiante e estimulante fazer esses jogos.
Compreendo. Para concluir esta entrevista, gostaria de perguntar-vos como imaginam o desenvolvimento de videojogos no futuro.
Com certeza. Bem, desta vez combinei ideias diferentes e experimentei várias abordagens e cheguei a esta conclusão: desenvolver um jogo é como encher um lago com uma gota de cada vez. Mas acho que se imaginares essa água a pingar de um pano, se torceres o pano as gotas cairão mais densa e rapidamente. Com o entretenimento não há uma resposta definida, não há formas estabelecidas de fazer jogos. Com avanços tecnológicos como a Internet, o número de métodos de que podes tirar partido para os jogos aumentou, e estes jogos não são feitos por uma só pessoa. Então, se imaginares um grupo de pessoas a juntar-se para torcer esse pano, poderemos ver resultados interessantes quando já não restarem gotas.
Então, todos os criadores partilham do mesmo sentimento em relação ao pilar principal, mas aos poucos cada um deles vai acrescentando as suas ideias, o que dá origem a algo realmente rico e apelativo. Penso que é muito importante poder construir um ambiente em que se possa trabalhar assim. Com os jogos que fazes, Sakaguchi-san, penso que um pilar central é esse elemento, de que as pessoas, em geral, não estão conscientes.