Antes de ficarmos a saber como é que surgiu a Mobiclip, gostava de começar por fazer-vos algumas perguntas sobre a vossa descoberta dos computadores e da tecnologia. Jérôme, como começaste a interessar-te por computadores, tecnologia e ciência?
Quando ainda era bastante novo, por volta dos 12 anos, descobri um computador europeu chamado ZX813. E, mais tarde, quando já usava computadores há algum tempo, descobri a NES4.Foi assim que descobri os videojogos. E foi também nessa altura que soube que um dia trabalharia nesta indústria.3. ZX81: um computador pessoal portátil de baixo custo lançado em 1981 por uma empresa do Reino Unido chamada Sinclair.4. NES: consola doméstica de videojogos lançada primeiro no Japão em julho de 1983. Mais tarde, em 1986, foi lançada na Europa.
É difícil dizer… provavelmente o meu lado «nerd». (risos) Os computadores são extremamente lógicos e eu adoro lógica. Nesta área é necessário ter competências matemáticas e lógicas e, provavelmente, foi isso que me atraiu, já que, nessa altura, adorava matemática e ciência no geral.
Quando descobriste os computadores não havia Internet nem manuais que te ensinassem. Por isso, imagino que, em grande parte, tenhas sido autodidata. Como adquiriste todo o conhecimento técnico que tens sobre computadores?
Acho que, naquela altura, os livros disponíveis não explicavam com grande profundidade a forma como os microprocessadores funcionavam, nem explicavam o que se passava dentro das consolas de videojogos. Suponho que tenhas tentado encontrar formas de aprender sozinho.6. Microprocessadores: unidades de processamento que incorporam diversas funções para executar programas num só chip como um circuito integrado.
É verdade. Na altura, os livros eram bastante básicos, por isso tinha de investigar imenso para tentar encontrar formas de explorar o poder do computador por conta própria, o que era um processo moroso, obviamente.
Eu era um pouco mais novo, tinha cerca de oito anos. Um dia, o meu pai comprou um computador. Ele não é nenhum cientista, nem nada parecido, comprou-o porque lhe pareceu engraçado.
Na altura, não conseguias fazer nada com um computador sem escreveres um programa por ti próprio.
Exatamente. Acho que fiz parte de uma geração abençoada que não podia limitar-se a comprar software que começa imediatamente a funcionar, tínhamos de programar tudo sozinhos. Por isso, basicamente, comecei a programar muito cedo. Na altura, não ligava isto ao Game & Watch, que os meus colegas de escola tinham. Os meus pais não queriam comprar-me um e eu não percebia que por trás de ambas as coisas estava a mesma tecnologia. Estava a tentar programar coisas divertidas, mas só muito mais tarde percebi que, na sua essência, as consolas e os computadores eram semelhantes.7. Game & Watch: Uma consola de videojogos portátil e com LCD lançada em 1980.
O meu primeiro computador fazia-me sentir poderoso. Era muito mais do que um mero brinquedo. Não impunha limites à tua imaginação; os únicos limites eram aqueles que as tuas competências te impunham e isso entusiasmava-me muito. Eu era bom a matemática e, ao longo dos meus estudos, estive sempre indeciso entre seguir investigação matemática pura e dura ou usar a matemática para criar mundos artificiais atraentes. Foi por isso que quando o Jérôme me sugeriu que desse o salto para a indústria dos videojogos, não consegui resistir à tentação.