Londres, 27 de outubro de 2016 — A The Pokémon Company International e a Nintendo acabam de revelar novas informações sobre os mais recentes jogos da série Pokémon, Pokémon Sun e Pokémon Moon, que serão lançados na Europa a 23 de novembro, em exclusivo para a família de consolas Nintendo 3DS.
O Pokémon Decidueye Arrow Quill é a forma totalmente evoluída do primeiro Pokémon parceiro Grass e Flying, o Rowlet. O Decidueye ataca com uma velocidade estonteante, arrancando penas em forma de seta das suas asas e lançando-as em direção ao seu alvo com uma pontaria certeira. Este Pokémon consegue movimentar-se sem que ninguém detete a sua presença. O Decidueye é o único Pokémon capaz de aprender o movimento Spirit Shackle. Este novo movimento Ghost atinge um adversário, impedindo-o de abandonar a batalha – não consegue fugir, nem ser substituído.
O Pokémon Incineroar Heel é a forma totalmente evoluída do primeiro Pokémon parceiro Fire, o Litten. À medida que o seu espírito lutador aumenta, as chamas que o Incineroar produz dentro do seu corpo irrompem pelo seu umbigo e cintura. Estas chamas assemelham-se a um cinturão de campeão, que utiliza para libertar os seus movimentos. O Incineroar é o único Pokémon capaz de aprender o movimento Darkest Lariat. Este novo ataque físico Dark-type permite-lhe causar danos aos seus adversários, ignorando os efeitos de quaisquer alterações às suas estatísticas.
O Pokémon Primarina Soloist é a forma totalmente evoluída do primeiro Pokémon parceiro Water, o Popplio. Enquanto dança, o Primarina liberta balões de água cujos movimentos são controlados com as ondas sonoras da sua voz. O Primarina utiliza alguns destes balões para saltar e movimentar-se durante as batalhas, enquanto outros balões explodem ao toque podendo dar origem a explosões em cadeia. O Primarina é o único Pokémon que pode aprender o movimento Sparkling Aria, um novo movimento Water especial que cura as queimaduras de qualquer alvo que atinja.
O Pokémon Cosmog Nebula é extremamente raro, sendo conhecido apenas por um grupo muito restrito em Alola. O seu nome foi-lhe atribuído pela Aether Foundation. O Cosmog é extremamente curioso e o seu corpo gasoso é tão leve que é arrastado pelos ventos fortes. Quando a luz incide sobre os Pokémon, o Cosmog é capaz de absorvê-la e crescer.
O Persian de Alola é altamente inteligente e não gosta de se afeiçoar ao seu Treinador, o que faz dele um Pokémon algo difícil de se ter como parceiro de batalha. O rosto redondo do Persian de Alola é um símbolo da abastada região de Alola e é tido como um Pokémon dotado de grande beleza. A sua extraordinária camada de pelo brilha pela sua qualidade superior, encantando humanos e Pokémon. Por esta razão, trata-se de um Pokémon extremamente popular na região de Alola.
O Tapu Lele é a divindade guardiã da Akala Island. Este Pokémon espalha escamas cintilantes que afetam fisicamente os outros, estimulando os seus corpos e curando quaisquer doenças ou lesões. O Tapu Lele possui a habilidade Psychic Surge, uma habilidade que nenhum outro Pokémon teve anteriormente. Graças à Psychic Surge, o campo de batalha é transformado em Psychic Terrain, aumentando o poder de quaisquer movimentos Psychic utilizados pelos Pokémon no terreno e evitando que estes sejam atingidos por movimentos prioritários.
O Tapu Bulu é a divindade guardiã da Ula’ula Island. Este Pokémon tem o poder de manipular a vegetação, fazendo com que esta cresça. Consegue utilizar este poder para alterar a forma dos seus chifres de madeira e torná-los maiores. O Tapu Bulu possui a habilidade Grassy Surge, uma habilidade que nenhum outro Pokémon teve anteriormente. Graças à Grassy Surge, o campo de batalha é transformado em Psychic Terrain, aumentando o poder de quaisquer movimentos Grass utilizados pelos Pokémon no terreno e devolvendo-lhes um pouco de HP em cada volta. Também reduz para metade os danos provocados pelos movimentos Earthquake, Magnitude e Bulldoze.
O Tapu Fini é a divindade guardiã da Poni Island. Este Pokémon ataca manipulando a água. Uma vez que teme magoar-se durante as batalhas, o Tapu Fini cria um denso nevoeiro para desorientar os seus adversários e levá-los à autodestruição. O Tapu Fini possui a habilidade Misty Surge, uma habilidade que nenhum outro Pokémon teve anteriormente. Graças à Misty Surge, o campo de batalha fica transformado em Misty Terrain, reduzindo para metade os danos sofridos pelos Pokémon no terreno, provocados por movimentos Dragon, e evitando que estes sejam afetados por condições de estado ou confusão.
Nas aventuras anteriores da série Pokémon, a Pokémon League foi sempre o derradeiro palco de batalha. A Pokémon League é o local onde os Elite Four (quatro Treinadores de Pokémon com poderosos Pokémon parceiros) e o Campeão (o melhor Treinador da região) aguardam os seus adversários. Na região de Alola, ainda não existe Pokémon League. Contudo, parecem existir planos para a construção de uma no topo de uma determinada montanha. Será que, após a grande conquista alcançada com a conclusão do desafio insular, também chegará o dia em que poderá vencer a Pokémon League para se tornar no mais poderoso Treinador de Pokémon de sempre?
Algures na região de Alola, poderá encontrar a Battle Tree. Trata-se de um local onde os Treinadores que concluíram o seu desafio insular, ou que foram corajosos o suficiente para concluí-lo, lutam entre si. Poderá recrutar um adversário contra o qual já tenha lutado, para que seja seu parceiro em futuras batalhas. Poderás mesmo encontrar algumas caras conhecidas, incluindo os Treinadores Red e Blue da região de Kanto!