SteamWorld Dig: entrevista com os estúdios de produção
Brjánn Sigurgeirsson: Chamo-me Brjánn Sigurgeirsson e sou o CEO da Image & Form. E, basicamente, é isso! Foram outras pessoas a fazer o trabalho, eu apenas recebo o mérito. Sou um ladrão de mérito – devia ser esse, o meu título!
BS: A Image & Form foi criada por volta de 1997 e em 2002 começámos a fazer jogos a tempo inteiro. Até 2009 fazíamos principalmente trabalhos por encomenda, mas depois parámos e começámos a concentrar-nos na produção dos nossos próprios títulos. Começámos a trabalhar em SteamWorld Dig em outubro de 2012 e terminámo-lo em junho de 2013 – é o projeto de jogo publicado por nós próprios no qual despendemos mais tempo. Em fevereiro ficámos sem dinheiro e tivemos de pedir emprestado para podermos terminar o jogo.
Neste momento somos 12 e um estagiário, o que dá 13 no total. Eu sou o CEO, o Marco é o gestor de projetos e depois temos quatro empregados a cargo dos gráficos, cinco programadores/designers e um estagiário.
BS: Sem dúvida. Quando se vem de um regime de prestação de serviços, se trabalhas em conjunto com uma editora e as tuas ideias são sempre vetadas ou controladas, tornas-te um acérrimo defensor das tuas ideias. Isso aconteceu neste caso. Quando começámos a fazer este jogo, decidimos, logo desde o início, que não iríamos cortar muitas ideias. E no final, obviamente, acabámos por cortar muitas das nossas devido a falta de tempo. Mas diria que gostámos muito de SteamWorld Dig desde o início.
Pode parecer uma surpresa, uma vez que a reação geral ao jogo se prendeu principalmente com a alta qualidade do seu design, mas passámos muito tempo a desenvolvê-lo e já havíamos chegado longe quando nos apercebemos de que não era divertido. E nessa altura havia algumas coisas que seriam bastante difíceis de alterar, mas o ponto alto de todo o projeto será, talvez, o momento em que decidimos descartar-nos do que não estava a funcionar e incluímos os elementos que o tornaram um jogo tão bom.
O que quisemos fazer foi pegar em elementos de jogos clássicos e inseri-los em SteamWorld Dig. Já vi referências a Metroid, Castlevania, a Mr. Driller ou até a Dig Dug. Claro que ao fazeres um jogo de minas estás sempre sujeito a comparações com outros jogos do género e embora o consideremos uma espécie de "estreia de um género", se o experimentares pensarás: "Ah isto é engraçado, é como o tal outro jogo". Então, não quisemos reinventar totalmente o conceito, quisemos apenas utilizar o melhor dos jogos que para nós são realmente clássicos. E se as pessoas forem capazes de o reconhecer, isso deixar-nos-á bastante satisfeitos.
NoE: Descreveu o jogo como "a estreia de um género". É capaz de explicar aos novos jogadores como funciona?
BS: Este é um jogo em que os jogadores criam o seu próprio mapa do jogo. Trata-se de um jogo de minas, pelo que têm de escavar e é esse o objetivo do jogo: escavar cada vez mais fundo, reunir minerais, levá-los para a superfície, vendê-los e, finalmente, fazer upgrades ao vosso equipamento com os lucros. O que o torna verdadeiramente essencial é que é o jogador a decidir aonde quer ir. Nós não ditamos as suas ações, apenas lhe damos dicas subtis relativamente a onde deve ir, porque essencialmente, o jogador joga ao seu próprio ritmo.