Viaja até aos mundos real e virtual de Pokémon com Pokémon GO, uma aplicação disponível para os dispositivos iPhone e Android. Pokémon GO permite-te descobrir Pokémon de forma totalmente nova – na realidade! Esta aplicação foi criada na plataforma de jogo do mundo real da Niantic e utiliza locais reais para convidar os jogadores a procurarem Pokémon. Há mais de uma centena de Pokémon para encontrar e apanhar!
A série de videojogos Pokémon usou localidades do mundo real, como o Japão (Hokkaido e Kanto), Nova Iorque ou Paris como inspiração para os cenários de fantasia no qual os jogos decorrem. Agora o cenário é o mundo real!
Pokémon Go convida-te a ir até ao exterior para tentar encontrar e apanhar Pokémon selvagens. Esta missão envolve explorar cidades ou localidades mais pequenas, tanto nas proximidades como em locais distantes, para capturar o máximo de Pokémon possível. Começa a caminhar e o teu smartphone vibrará cada vez que estiveres perto de um Pokémon. Quando isto acontecer usa o ecrã tátil do dispositivo para tentares apanhá-lo: faz pontaria e lança uma Poké Ball – mas cuidado para não escapar! Mantém-te igualmente atento a PokéStops situadas em locais interessantes (instalações de arte públicas, marcos históricos ou monumentos), onde terás a oportunidade de colecionar não só mais Poké Balls como outros itens.
Quando jogas Pokémon GO pela primeira vez tens a possibilidade de criar e personalizar o aspeto do teu treinador, escolhendo de entre uma variedade de peças de roupa e acessórios. A tua personagem aparece depois enquanto te deslocas pelo mapa, assim como na tua página de perfil. Além disso, outros jogadores poderão ver-te sempre que visitarem um ginásio controlado por ti.
Em Pokémon GO vais subindo de nível enquanto treinador e em níveis mais altos terás a possibilidade de apanhar Pokémon mais poderosos para completares o teu Pokédex. Terás também acesso a itens mais potentes, como as Great Balls, que te darão mais probabilidades de apanhar Pokémon. A melhor forma de subir de nível é explorar para encontrar o maior número de Pokémon possível.
Mas existem outras formas de acrescentar Pokémon à tua coleção. Nas PokéStops poderás encontrar Pokémon Eggs, que eclodem depois de caminhares uma determinada distância e que te permitem encontrar Pokémon novos.
Alguns Pokémon selvagens aparecem mais frequentemente em determinados locais, quer perto da tua casa quer no outro lado do mundo. Alguns Pokémon do tipo água, por exemplo, poderão ter mais probabilidades de aparecer perto de lagos ou oceanos. Assim, sempre que estiveres longe de casa, mantém-te atento a Pokémon que não encontrarias normalmente.
Se apanhares a mesma espécie de Pokémon vezes suficientes, um deles poderá evoluir. Isto revelar-se-á útil para apanhar um determinado Pokémon difícil de encontrar em estado selvagem. Por exemplo, se houver um grande número de Poliwag na tua zona, mas nenhum Poliwhirl, faz os possíveis por apanhar um número considerável de Poliwag para poderes ter a oportunidade de o evoluir para um Poliwhirl!
Num determinado ponto do jogo ser-te-á pedido que te unas a uma de três equipas. Depois de fazeres parte de uma equipa terás a possibilidade de atribuir Pokémon que tenhas apanhado a um ginásio vazio ou a um ginásio ao qual um membro da equipa tenha atribuído um Pokémon. Tal como as PokéStops, os ginásios podem ser encontrados em locais do mundo real e, uma vez que cada jogador pode colocar apenas um Pokémon num ginásio específico, os membros da equipa terão de trabalhar em conjunto para construírem uma defesa forte.
Se um ginásio estiver já ocupado por outra equipa, podes desafiar esse mesmo ginásio com os Pokémon que tiveres já apanhado. Usa-os em divertidas e desafiantes batalhas com os Pokémon à defesa no ginásio. Usa os dois ataques dos teus Pokémon para combater os Pokémon defensores. Podes também esquivar-te dos ataques dos Pokémon defensores deslizando o dedo para a esquerda ou para a direita. Se o teu Pokémon vencer o combate, o prestígio do ginásio diminuirá. Se este chegar ao zero, a equipa defensora perderá o controlo do ginásio e tu ou outro jogador poderão assumir o controlo designando um Pokémon para protegê-lo. Por sua vez, quando a tua equipa tiver o controlo do ginásio, poderás aumentar o seu prestígio (e nível) treinando os teus Pokémon com os Pokémon defensores. À medida que o nível do ginásio sobe, a tua equipa tem a possibilidade de atribuir mais Pokémon para defendê-lo. Podes também unir forças com os teus amigos para juntos combaterem num ginásio rival e derrotarem ginásios mais fortes.
Pokémon GO proporciona uma variedade de desafios que destacam diferentes categorias, como a captura de Pokémon e a exploração. Se conseguires superar estes desafios, desbloquearás medalhas que aparecerão no teu perfil, por isso tenta arrecadar o maior número de medalhas possível!