Pokémon Art Academy
A série Art Academy estreou-se na Nintendo DS em 2009, oferecendo um abrangente estúdio de belas-artes com uma variedade de materiais de desenho e pintura. Nos dois títulos lançados até agora, os aspirantes a artistas podem criar verdadeiras obras de arte, com o stylus no Ecrã Tátil a agir como lápis ou pincel. Com o seu guia passo a passo, encarnado por um amigável professor, imagens aparentemente complexas são descritas em detalhe através de aulas fáceis de acompanhar. Ao passo que os títulos Art Academy anteriores se concentravam em técnicas de desenho e pintura mais tradicionais, Pokémon Art Academy permite-te dar os primeiros passos na ilustração. Aqui, o professor Andy ensina-te a desenhar e a aperfeiçoar as tuas técnicas, a começar com os Pokémon iniciais e a terminar com obras-primas lendárias.
Neste título o Ecrã Tátil volta a funcionar como uma caixa de ferramentas completa, recheada de lápis, pincéis, tintas e aguarelas. Pela primeira vez na série tens a possibilidade de utilizar marcadores, para dares às cores margens nítidas, e aerógrafos, que permitem uma gradação de cor mais definida. Outra novidade com que podes contar é a caneta de contornos, ideal para ilustrações ao estilo de banda desenhada. Finalmente, a nova opção "Undo" faz com que não tenhas de preocupar-te se cometeres erros nos teus desenhos, ao permitir o cancelamento de ações feitas anteriormente numa ilustração na qual estejas a trabalhar.
Pokémon Art Academy inclui 40 aulas nas quais os fãs de Pokémon têm a oportunidade de encontrar as suas criaturas preferidas da série (incluindo as dos recentes Pokémon X e Pokémon Y!) como Pikachu, Oshawott, Charizard, Torchic, Fletchling e Fennekin, entre outros! Cada aula está dividida em quatro níveis: no inicial farás os teus primeiros desenhos, nos dois seguintes descobrirás novas técnicas e no último deverás já ser capaz de dominar um novo talento. Nas fases iniciais aprenderás a desenhar perfis de Pokémon coloridos e posteriormente o objetivo será criar Pokémon a partir de formas simples, como um cartoonista. As aulas mais avançadas introduzirão técnicas de colorir, como o sombreado ou a profundidade, que dão vida aos desenhos. Outra estreia na série será a possibilidade de acrescentar um toque final às criações já terminadas colocando-as em contraste com uma seleção de fundos e cenários, com o intuito de produzir um efeito dramático.
Enquanto aperfeiçoas as tuas habilidades poderás querer despender algum tempo no modo de pintura livre, no qual Pokémon poderão ser criados em qualquer estilo utilizando a gama completa de ferramentas. Para inspiração podes contar com mais de 100 quadros de Pokémon, ao passo que as fotografias tiradas com a Câmara Nintendo 3DS poderão também ser importadas para o jogo. E quem tem tempo apenas para desenhos curtos e simples – a caminho da escola ou à espera numa fila – pode, ainda usufruir do novo modo de desenho rápido. É ideal para não perder a prática!
E para que todos os teus esforços no departamento das artes fiquem devidamente documentados, tens a possibilidade de guardar as tuas criações num álbum, que funcionará como uma coleção pessoal de cartas de personagens, com as tuas ilustrações juntamente com a tua assinatura. Partilha as tuas obras de arte localmente com outros utilizadores de Pokémon Art Academy.