Neste quarto título da popular série Mario & Luigi, um misterioso proprietário de nome "Dr. Bocejo" convida a Princess Peach e a sua equipa, assim como os próprios Mario e Luigi, a fazer uma visita à igualmente misteriosa Ilha Travesseiro. Mas após umas boas-vindas à ilha inicialmente hospitaleiras – ainda que o Dr. Bocejo esteja ausente – a Peach é raptada e sugada para um mundo de sonhos por um novo inimigo na série, o Conde Antasma.
Para perseguir o seu novo adversário e salvar a Peach, Mario deve entrar neste mundo onírico através dos sonhos de um Luigi adormecido, cujo cérebro revela estar em sintonia com a população da Ilha Travesseiro. Alternando entre o mundo de sonhos do Luigi e o mundo real, Mario e Luigi devem resolver quebra-cabeças, combater inimigos e até interagir com criações da própria imaginação de Luigi para vingarem na sua demanda!
A relação entre o mundo real e o dos sonhos desempenha um papel crítico no jogo. Ao vaguearem pela Ilha Travesseiro no primeiro, Mario e Luigi terão de utilizar as suas jogadas caraterísticas, ao passo que no segundo, o poder do Luigi Onírico será essencial no apoio a Mario. Os mecanismos Luiginários, por exemplo, são formas mágicas através das quais os jogadores poderão interagir com o ambiente do mundo onírico na forma dormente de Luigi. Seja a mexer no bigode de Luigi ou a arranhar o nariz no ecrã inferior da consola, esta interação provocará uma reação no mundo onírico que afetará o ambiente em favor de Mario.
Nas batalhas que decorrem no mundo dos sonhos, o poder do Luigi Onírico regressa ao primeiro plano quando uma horda de Luigis confere poder a Mario para criar formidáveis ataques Luiginários. Estes ataques são jogadas que, para além de serem substancialmente diferentes dos clássicos ataque Bros. no mundo real, fazem também uso das capacidades da Nintendo 3DS e da Nintendo 3DS XL de formas originais. A título de exemplo, num dos ataques Luiginários, Mario desloca-se numa bola de Luigis, sendo que o jogador que utiliza os controlos por movimento da consola guia a bola ao longo de um trajeto para esmagar os inimigos que os aguardam mais à frente. Seja a atacar, a contra-atacar ou a desviar-se de ataques em batalha, as capacidades 3D da consola serão também fundamentais para que os jogadores possam avaliar o melhor momento para efetuar uma ação.
Quando uma batalha é ganha, a mecânica de subida de nível no jogo segue uma tradicional fórmula RPG, com pontos de experiência que melhoram atributos comuns como pontos de saúde e de energia. Neste novo título estarão presentes, ainda, atributos clássicos da série, como os pontos Bro, necessários para os ataques especiais, e o B-GODE, que influencia as hipóteses de Mario ou Luigi conseguirem um ataque crítico em batalha. Para além disso, tal como em jogos anteriores da série, haverá um sistema de recompensas segundo o qual os dois irmãos terão a possibilidade de encontrar ou comprar distintivos no jogo. Estes poderão depois ser combinados para valerem aos irmãos úteis recompensas após desempenharem determinadas ações em batalha, como ataques "excelentes", por exemplo. Entretanto, os que só agora vão jogar um título desta série poderão contar com mensagens de assistência, um modo fácil e um modo de ataque lento que os ajudará a familiarizar-se com o sistema de combates.