Red Steel 2
Veste a pele de um justiceiro solitário e liberta o poder da tua catana com novas formas explosivas nesta luta contra todos em Red Steel 2, exclusivo para a Wii.
Wii MotionPlus eleva os jogos de espadas a um nível completamente novo, sincronizando os movimentos da vida real com o que se vê no ecrã. Isto significa que derrotar com êxito a banda de inimigos que se atravessam no teu caminho depende de uma precisão absoluta da espada. Tem uma experiência de corpo inteiro à medida que atacas e esquartejas no calor do deserto, uma atmosfera brutal onde só os mais habilidosos sobrevivem. Para te apoiar tens também à disposição uma arma de fogo, sendo que em algumas situações só poderás escolher uma das armas. Por isso, vais precisar de ser igualmente proficiente em ambas as áreas.
Vais batalhar numa vasta gama de locais na cidade de Caldera e arredores, e as tuas habilidades aumentam à medida que progrides no jogo. Com três modos de dificuldade – Fácil, Médio e Ninja – e opções personalizáveis (tal como a velocidade da câmara), chegou a verdadeira época dos espadachins.
Embarca numa missão clássica de batalha como nunca antes – o teu destino aguarda-te no deserto escaldante de Red Steel 2, um exclusivo da Wii.
A primeira coisa que salta logo à vista quando começas a jogar é o estilo visual do jogo. A interpretação semi-realista do mundo já era, e no seu lugar estão gráficos espectaculares bem ao estilo animé que encaixam no tom do jogo, dos pés à cabeça. A miscelânea japonesa e ocidental está bem evidente para onde quer que olhes – há caracteres japoneses pintados à mão nos telhados de salões ocidentais poeirentos. Há anúncios de néon americanos a piscar nas paredes, enfeitados com motivos orientais. Há graffiti por todo o lado e os objectos que vês na lixeira são inspirados em aterros de ambos os lados do hemisfério. O visual do jogo parece familiar, no entanto é estranhamente perturbante.
Dá-se atenção absoluta aos detalhes – quando movimentares pela primeira vez a tua temerosa catana 180 graus, e o sol for espelhado na prata sagrada incrustada na lateral da lâmina, vais perceber o nível de qualidade da experiência que te espera. Apesar do secretismo que envolve o enredo misterioso, teremos muitas oportunidades para experimentar o jogo principal – e não é mentira nenhuma dizer que a arte de manejar uma espada se tornou muito mais realista.
Com o Wii MotionPlus, a experiência torna-se imediatamente mais física. Há dois tipos de golpes de espada – ligeiro e forte – que são representados pelas cores azul e vermelha, respectivamente, no ecrã. Embora possas abanar o Comando Wii a partir do conforto do teu sofá e obter uma série de golpes ligeiros, para provocar um golpe forte é preciso fazer um movimento longo a alguma velocidade – não há cá “batotices”. E, claro, vais precisar do golpe mais forte para derrotar a maioria dos teus inimigos – sendo que o poder de um golpe forte equivale mais ou menos ao de três golpes ligeiros.
A espada é replicada em 3D – se rodares a mão vais ver a mão do teu herói a imitar-te no ecrã. Se continuares a carregar no botão A consegues bloquear golpes (embora seja preciso ter cuidado para não estragar nada) e o botão Z aponta para os inimigos. Se estiveres a ser atacado fora do teu campo de visão, aparece um ícone do botão Z: se carregares nele, rodas sobre ti mesmo e consegues defender-te. Quanto à navegação, basta usar o Manípulo de Controlo do Nunchuk para te movimentares e o Ponteiro Wii para direccionar a câmara. O movimento de ambos é extremamente suave e a sua manipulação é intuitiva.
Podes fazer o upgrade de armas e movimentos à medida que progrides. Uma das técnicas de espada que vimos permite mandar o inimigo ao ar com um movimento rápido e forte para cima com o Comando Wii. Depois saltas e acabas com ele atirando-o para baixo. Visualmente é fascinante, além de muito satisfatório. E não é uma questão de carregar sem parar nos botões. Na verdade, se fizeres demasiados golpes ao acaso os teus inimigos atacam-te com mais força – ninguém gosta de malta stressada.
Embora o combate seja o coração que dá vida a Red Steel 2, há muito mais a explorar em momentos mais calmos. Com o botão A podes subir e interagir com objectos, e podes sempre ver onde estás com o minimapa no canto do ecrã. Podes também usar as ferramentas com propósitos não-fatais… Cortar uma vedação de bambu com um golpe certeiro ou abrir um cofre ouvindo cuidadosamente os cliques que saem do Comando Wii e descobrir o código como se fosses um ladrão de diamantes à velha guarda. Há muitos pormenores que fazem com que o jogo seja interessante… Que pontuação consegues fazer no tiro ao alvo, que pode ser um velho barril de metal que encontraste por acaso?