No modo Detective, agora melhorado, persegues pistas e procuras provas que te permitam apanhar os criminosos. O lendário Bat Computer é capaz de fazer uma recriação digital de cenas de crimes, ajudando-te a detetar pistas vitais normalmente não visíveis. Não deixes nenhum criminoso escapar e mostra como o Bruce Wayne adquiriu a sua reputação de "melhor detetive do mundo".
Os combates colocam à prova as habilidades até dos jogadores mais experientes quando estes encarnam um Batman mais jovem e combate novos adversários em lutas fluidas e reformuladas. Mas os vilões não são os únicos a exibir jogadas novas, já que, para além dos seus habituais gadgets, o nosso herói pode agora contar também com munições adicionais no seu arsenal. A Remote Claw, por exemplo, pode ser utilizada para prender inimigos a objetos ambientais (e também a outros inimigos!), para confrontos com mais estilo do que nunca.
Se lidar com arqui-inimigos como o Joker, o Bane e o Penguin não for suficiente para ti, poderás sempre empreender missões secundárias opcionais que te obrigarão a perseguir outros inimigos-chave no enredo principal. E com novas áreas na Gotham City para explorar, não te faltam incentivos para manter as ruas em segurança em Batman: Arkham Origins para a Wii U.