Há muitos anos atrás, o Dr. Cain encontrou e estudou Mega Man X, um robô azul muito inteligente, com uma personalidade bondosa e um poder formidável. O cientista tentou criar réplicas do robô e deu-lhes o nome de "Reploids". No entanto, alguns dos Reploids começaram a ter avarias e receberam o nome de "Mavericks". Os "Maverick Hunters", um grupo de Reploids competentes como Mega Man X, Zero e Sigma, foi constituído para resolver a situação. Porém, um dia, Sigma revoltou-se e acedeu ao Mother Computer e aumentou, assim, o poder dos Mavericks.
Com o caos no horizonte, Mega Man X terá de formar uma aliança com Middy, um pirata informático genial, e com o seu parceiro Zero de modo a restaurar a paz. Enfrenta o passado, derrota poderosos inimigos robóticos e obtém novas habilidades à medida que combates o crime neste jogo de plataformas repleto de ação!