“MIND” concentra-se na alteração do clima para a resolução de quebra-cabeças. Tens de alternar entre o dia e a noite, modificar os níveis de nevoeiro e chuva e até viajar entre estações, alterando o ambiente para poderes avançar na história. Na verdade, a mecânica está diretamente relacionada com o protagonista, com o que lhe aconteceu e com tudo o que faz: um homem aprisionado na sua própria mente que deve recorrer a todas as ferramentas à sua disposição para escapar da realidade. Acompanhado pela narração deste paciente em coma, irás guiá-lo por florestas fantásticas, grutas negras e mundos ilusórios de água e gelo diretamente ligados ao seu estado emocional em cada altura da sua viagem.