O Dr. Wily encontra-se finalmente preso, no entanto o Mega Man ainda não pode respirar de alívio. O Wily preparou uma manobra de diversão perfeita: enquanto quatro maléficos robôs atacam a cidade, este aproveita para fugir da prisão.
Mega Man e Rush partem rapidamente no seu encalço, assim como, Bass e Treble, outro robô e o seu companheiro canino. Mas quem são estes misteriosos recém-chegados? E será que são de confiança?
Salta e abre caminho através de níveis repletos de ação, enfrenta novos e temíveis bosses, descobre objetos e power-ups escondidos e coloca o Dr. Wily outra vez atrás das grades!