Sam é apenas um miúdo normal que gosta de jogos de vídeo, cujo pai também adora jogos da velha guarda. Mas quando Sam experimenta a arcada do pai, é sugado para dentro dela e dá por si no papel principal da sua própria aventura pixelada. Conseguirá sair da máquina? Ajuda Sam a quebrar o feitiço lançado sobre Arcadia e a regressar são e salvo a casa antes que seja demasiado tarde!
Kingdom of Arcadia é uma metroidvania que se estende ao longo de cinco níveis, cada um com várias missões para realizares. Sam irá deparar-se com uma ampla variedade de inimigos, chefões enormes e outros obstáculos em cenários retro pixelados. Felizmente, pode reforçar o seu arsenal e comprar novo equipamento nas lojas para ajudá-lo na tenebrosa aventura que tem pela frente.