ICEY é um jogo de ação de deslocação lateral 2D. Ao acompanhares a voz omnipresente do narrador, vês através dos olhos da ICEY e desvendas a verdade sobre o seu mundo.
ICEY é um metajogo de base. O narrador estará sempre a incentivar-te a seguir numa direção, mas deves perguntar-te: “Porquê? Porque sigo as suas indicações? Porque não consigo desvendar a verdade sobre o seu mundo e a razão por que ICEY está aqui?" Luta contra a sua tirania e desvenda o que realmente se passa por ti próprio!