O início da tua aventura
Depois de ter destruído um centro de investigação na Terra através de uma experiência falhada, o cientista novato Trace acorda num estranho mundo biomecânico chamado "Sudra". Este domínio aterrorizante é uma combinação surreal de criaturas corruptas e de imponentes estruturas tecnológicas há muito abandonadas por uma raça alienígena incrivelmente avançada.
Há muito que não se vê qualquer resquício de uma civilização coerente e pacífica em Sudra, mas uma raça de gigantescas máquinas sencientes conhecidas como "Rusalki" ainda reside sob a sua superfície, protegendo o planeta de invasores mal-intencionados. Trace descobre rapidamente que os omniscientes Rusalki estão a desaparecer e que o seu destino está intrinsecamente ligado ao do universo.
Axiom Verge é inspirado na natureza exploratória dos clássicos jogos de aventuras da era dos 16 bits. No início da tua aventura, partes do mapa estão inacessíveis, mas à medida que vais encontrando itens novos vais adquirindo a possibilidade de penetrar profundamente o substrato rochoso, atravessar abismos e até teletransportar-te através de paredes, abrindo todo o tipo de novas oportunidades.
Reúne um leque variado de armas para defrontares os monstros grotescos que habitam o mundo de Sudra. Acaba com os teus inimigos a curta distância com o eletrizante Kilver, que os fulminará com um potente raio, ou usa o Reflector para disparar projéteis que ressaltam de paredes. As mais de 20 armas disponíveis, às quais podes fazer upgrades, permitem-te escolher um estilo de jogo sempre diferente e combater o inimigo da forma que quiseres.
Aumenta o teu arsenal reunindo Nodes: power-ups especiais que te concedem uma potência de disparo maior. Melhora os vários aspetos do desempenho das tuas armas, como a quantidade de danos que infligem, a distância que cobrem e o tamanho dos projéteis que disparam. Outra coisa que podes aumentar é a tua força vital máxima. Para esta terás de angariar Health Nodes, que farão de ti um lutador ainda mais temível.
Usa o engenhoso Address Disruptor para corromperes e modificares o ambiente à tua volta, o que te permitirá manipular o normalmente opressivo mundo de Sudra. Esta útil ferramenta pode afetar determinados inimigos e ambientes de formas inesperadas – criaturas lança-mísseis podem ser alteradas para repor a tua saúde, enquanto bolhas de ar ascendentes podem ser transformadas em plataformas sólidas sobre as quais podes saltar e correr.
Altera ainda mais a realidade com a Passcode Tool desbloqueável, um dispositivo que te permite modificar radicalmente as leis do mundo à tua volta. Ao introduzires determinados códigos – muitos dos quais escondidos pelo mundo do jogo –, o Trace terá a possibilidade de saltar mais alto, disparar com mais rapidez e até ler as línguas antigas de Sudra. O ecrã tátil do Wii U GamePad permite-te introduzir códigos e ver os seus efeitos imediatamente sem teres de pausar o jogo.
Para todos os que gostam de adrenalina e de desafios com limite de tempo, Axiom Verge inclui um modo Speedrun. Com uma interface simplificada e a possibilidade de saltar as cutscenes e os diálogos da história, tenta concluir o jogo em tempo recorde!