Os Deuses abandonaram Midgard. Outrora uma terra próspera repleta de feras e seres míticos, apodrece agora de dentro para fora, corrompida por forças desconhecidas. Os guardiões do reino escolhidos por Odin desapareceram. Na ausência deles, a sagrada Árvore Anciã que juraram proteger encontra-se exposta a abusos e manipulações. Agora, a última esperança é Estra, a filha do último grande líder da humanidade.
Com um grande ênfase na narrativa, a jornada de Estra por Midgard está repleta de mitologia nórdica, reviravoltas misteriosas e decisões com consequências. Os jogadores vão interagir com diversas personagens e participar nas descobertas de Estra, à medida que ela aprende mais sobre o passado da sua família e a escuridão iminente que se espalha pelo reino.
O caminho de Estra é cheio de decisões difíceis e personagens suspeitas que podem desviá-la do seu rumo. A sua história está entrelaçada com a capacidade do jogador de diferenciar factos de ficção e de distinguir o certo do errado. Evite batalhas, ajude companheiros e salve seu povo, mas lembre-se que as consequências recairão sobre Estra.
Nem sempre é necessário recorrer à violência, mas, quando a situação surge, o combate de ATONE é uma dança delicada de espadas e machados. O combate tem por base o género de jogos de ritmo e mecânicas de títulos como Guitar Hero e Dance Dance Revolution. A música é uma componente essencial, sendo que cada luta recebe a sua própria canção.
A música e o design de som de ATONE são compostos pelo artista australiano Luminist (mais conhecido por James Shuar), que mistura notas pesadas dentro do estilo synth com sons digitalmente corrompidos de instrumentos específicos da época.