Nada é mais precioso do que a vida. É uma dádiva, mas muitos desperdiçam-na. Existir não é suficiente, temos de viver. E é aqui que o Porco intervém: é um professor que mostra aos escolhidos como voltar a apreciar a vida. Lutar pela nossa sobrevivência ou desistir e morrer. Mas David Trapp discorda. Ele acredita que todos somos livres para viver como quisermos, sem ter uma armadilha mortífera à espreita. É um detetive experiente no encalço do Porco - uma busca que o irá levar ao Matadouro de Gideon."