O conceito deste título, o mais recente da série a apresentar um novo mundo "Atelier", gira em torno de "adolescentes que crescem juntos, mesmo que apenas um pouco".
É a história de uma rapariga e dos seus amigos que estão prestes a entrar na idade adulta e a descobrir o que é mais importante para eles.
O sistema "Synthesis", em que os jogadores combinam materiais para criar itens, foi remodelado.
Agora, além de ser possível compreender os efeitos das sínteses visualmente, o sistema permite apreciar mais do que nunca a experiência de desenvolver receitas. Além disso, incluímos "Location Points" que os jogadores podem criar através de sínteses!
Quando fazes "Gathering" dos materiais necessários para a síntese, os itens que recebes mudam consoante as ferramentas que usas para os obter, para que seja mais fácil obteres os itens que pretendes.
Com uma combinação de combates por turnos e elementos em tempo real, vais poder divertir-te com batalhas intensas em que as escolhas que fazes determinam o resultado! É um sistema que te vai permitir, mais do que nunca, ver como os laços com os teus amigos crescem.