TurtlePop: Journey to Freedom é um jogo de plataformas com elementos de quebra-cabeças que te dá a conhecer Bebo, Deephi, Slimmie, Smarts, Willis e Sparky the Turtle. Domina novos modos de jogo e usa várias personagens para que as tartarugas cooperem, manipulem o ambiente que as rodeia, usem itens e mecânicas de "combinar 3" para tornar cada desafio ainda mais inovador, intenso e divertido! Elas serão auxiliadas pelo Genie, uma tartaruga que as irá apoiar a partir do ar e que poderás usar para manipular os locais e melhorar as habilidades das outras tartarugas!
No modo Campanha, as tartarugas partirão em busca da liberdade através de mais de 100 níveis espalhados por sete mundos, sendo possível jogar no modo para um jogador ou cooperativo para dois jogadores.
Ao longo da tua aventura, procura Moedas Solares, Joias Lunares, segredos ocultos e tartarugas escondidas. Ganha Arcas do Tesouro para encontrares e fazeres evoluir mais de 15 tipos de Cartas de Criação, assim como mais de 40 itens especiais ideais para melhorares os teus poderes e habilidades!
Combate e joga com amigos no modo multijogadores para entre um e quatro jogadores em competição ou cooperação. Nos modos Arena Battle Crown Thief e Arena Battle Lick’em Up irás enfrentar outros jogadores em torneios clássicos. No primeiro, o objetivo é ficar com a coroa o máximo de tempo, no segundo vais ter de lamber, colorir e libertar o máximo de tartarugas que conseguires para conquistar a vitória. No modo Confronto de Tartarugas vais poder enfrentar os teus amigos em ecrã dividido ao longo dos mais de 75 níveis à espera de serem desbloqueados no modo Campanha.
TurtlePop: Journey to Freedom é um exclusivo da Nintendo Switch e foi otimizado, com 1080p 60 nativos quando colocado na base e 720p 60 nativos nos modos de superfície estável ou portátil.