Em Repressed, o herói físico standard é abandonado, o que afeta a mudança no ambiente em que funciona. Como sombra, o jogador deve certificar-se de que se mantém na luz e ter espaço para ressaltar. Assim, é importante utilizar a perspetiva certa. Alterar o ângulo da câmara pode desbloquear caminhos nunca antes vistos.
Ao viajarem pelo mundo, os jogadores devem colecionar fragmentos das suas recordações, que depois têm de ser unidos.