Parte 1: The Teal Mask
Este ano, como parte da sua excursão anual, estudantes de várias escolas – incluindo tu! – visitarão as terras de Kitakami, cujos habitantes vivem no sopé de enormes montanhas e a tranquila paisagem em redor possui fauna e flora desconhecidas de Paldea, que floresce entre os campos de arroz e os pomares de maçãs. Nesta altura do ano, as aldeias celebram festivais, fervilhando com todo o tipo de bancas e barracas. Faz novas amizades e encontra novos Pokémon à medida que desvendas os antigos segredos de Kitakami.