NEW PLAY CONTROL! Pikmin
Pikmin é um jogo de ação e estratégia descrito como um "engenhoso simulador da vida real", onde se podem encontrar ambientes extremamente realistas. Os jogadores controlam um astronauta, o Capitão Olimar, cuja nave espacial se despenhou num planeta muito invulgar. O objetivo do jogo consiste em ajudar Olimar a reunir as peças da sua nave espacial, que estão perdidas e espalhadas por todo o planeta.
Felizmente para o Capitão Olimar, o planeta é habitado por estranhas criaturas chamadas Pikmin. Os Pikmin são pequenas formas de vida semelhantes a plantas, que existem em três cores diferentes: vermelho, amarelo e azul. Cada tipo de Pikmin tem atributos únicos que Olimar deve explorar em seu benefício. Os Pikmin vermelhos são resistentes ao fogo, os Pikmin azuis sobrevivem na água, e os Pikmin amarelos conseguem destruir obstáculos usando bomb rocks (pedras bomba). Os jogadores podem controlar os rebentos de Pikmin individualmente, em grupos, ou num batalhão de 100 Pikmin.
O Capitão Olimar, um navegador galáctico conhecido de constelação em constelação pelo seu trabalho árduo, trabalhava continuamente dia após dia, transportando mercadorias de planeta em planeta – sempre pontual, sempre de confiança.
Mas num dia trágico, um asteróide estridente embateu na confiável nave de Olimar, a Dolphin, colocando-a numa perigosa espiral. Quase destruída, a Dolphin foi capaz de fazer uma última entrega: o Capitão Olimar, vivo, num planeta estranho.
Quando Olimar acordou pôde ver os restos da sua milagrosa nave – desfeita em pedaços, uma sombra do seu passado. As boas notícias, pensou ele, era o facto de estar vivo. O sistema de suporte de vida integrado no seu fato deu-lhe as más notícias: o ar do planeta era venenoso e o seu fato só tinha energia suficiente para o manter vivo durante 30 dias.
Enquanto explorava o planeta na busca de ajuda, Olimar apercebeu-se, de imediato, de que não estava sozinho. No primeiro dia, descobriu um híbrido de planta-animal a que chamou Pikmin. Estas criaturas obedeciam a todas as ordens de Olimar, permitindo-lhe controlá-las da forma que pretendesse. À medida que o comandante e os seus súbditos exploravam a zona, encontraram um bocado da Dolphin, e devem agora escrutinar o planeta para salvar os restantes bocados.
A tarefa é titânica: recolher 30 bocados da nave em 30 dias, espalhados por um planeta - cheio de famintos predadores de Pikmin – que se torna mais perigoso a cada dia que passa. Conseguirá o comandante encontrar os bocados para reconstruir a Dolphin?
Conhece os Pikmin
Depois dos primeiros passos de Olimar no planeta, ele encontrou um estranho bolbo, parecido com uma cebola de Hocotate. Esta “Cebola” lançou uma semente para o ar, que brotou e adquiriu um brilho avermelhado. Olimar arrancou-a do solo, e assim descobriu estas criaturas a que chamou “Pikmin”.
Os Pikmin exercem todo o tipo de trabalho para Olimar: são especialistas em demolições, artesãos, guerreiros. Eles farão tudo o que ele ordenar e até o deixam atirá-los ao ar. Para produzir mais Pikmin é preciso alimentar a cebola à base de bestas e grãos. No planeta existem três tipos diferentes de Pikmin, cada um único, cada um leal ao Capitão.
A única coisa que se encontra entre Olimar e o resto dos bocados da sua nave é, digamos assim, tudo – já para não falar das bestas do planeta. Eles não têm vontade de comer o bravo Capitão, apenas os seus súbditos. Não é que eles queiram comer os Pikmin até à extinção: os Pikmin são tão saborosos que as bestas não conseguem resistir.
Para alguns, 30 dias parece-lhes uma eternidade. Para Olimar, o término destes 30 dias poderia dar-lhe o passaporte para a eternidade. Mas o Capitão sabe como transportar mercadoria, e com os destemidos Pikmin do seu lado, vai tirar o máximo de partido dos segredos do planeta para aproveitar cada segundo - assegurando-se que este não será o último da sua vida.