O jogo também inclui “Linhagem e Legados”, uma história localizada após o fim do cenário principal!
Tales of Graces f é um RPG de ação sobre aventuras em mundos de fantasia e ultrapassar obstáculos através da amizade e da determinação.
Num planeta verdejante chamado Ephinea, três jovens crianças fazem uma promessa que poderá salvar o futuro.
Asbel, herdeiro de um senhor local, Richard, príncipe do reino de Windor, e Sophie, uma rapariga estranha com um passado desconhecido, fazem juras de amizade depois de sobreviverem a uma perigosa tentativa de assassinato a Richard no reino de Lhant.
Anos depois, o mundo mudou. Asbel e os seus amigos terão de enfrentar grandes perigos quando Lhant se torna o campo de batalha de uma luta pelo poder entre as três grandes nações de Ephinea. É neste momento que uma ameaça ainda maior é revelada e os laços entre os jovens heróis são colocados à prova com tudo em jogo.
O sistema de batalha Style Shift Linear Motion Battle System permite aos jogadores trocarem entre dois estilos de batalha muito diferentes: Arts e Burst.
Foram adicionadas funções de conveniência como gravação automática, várias funções para ignorar certos sistemas, a capacidade para desativar os confrontos com os inimigos nos campos e nas masmorras e mais ainda.
Existem mais de 100 títulos diferentes que podem ser equipados e evoluídos através das batalhas, permitindo assim aos jogadores aprenderem várias habilidades e técnicas que fortalecem as suas estatísticas.
Passaram seis meses desde a viagem em torno do mundo. Sophie é atormentada por pensamentos desconfortáveis em relação ao seu futuro e decide encontrar uma saída.