Vive como um monstro, desde que nasces nas cubas de lodo até chegares à terceira idade e mais além, tomando decisões que irão afetar tanto o mundo dos Monstros como o dos Humanos nesta aventura que parece saída de um conto.
Vives na aldeia de Omen e os dedos das crianças são a tua iguaria favorita. Sendo um Monstro, irás dar por ti nos locais mais interessantes. O que farás quando três ursos zangados descobrirem uma pequena criança na sua cabana? E se reparares num lobo que tenta caçar a senhora com o manto vermelho?
Enquanto Monstrinho, as tuas escolhas são simples. Irás perseguir os pobres ratinhos (+1 Ferocidade) ou preferes protegê-los dos cães (+1 Bondade)? Contas a verdade sobre o fungo que os teus amigos comeram (+1 Honestidade) ou será melhor protegê-los (+1 Coragem)? Na juventude, as escolhas determinam a tua personalidade.
Mas todos os jovens acabam por crescer. Há séculos que os Monstros e Humanos têm uma relação problemática e existem aldeias de Humanos do outro lado dos bosques encantados. Quando as crianças Humanas se perderem nestes escuros e horripilantes bosques, será que irás divertir-te a assustá-las (+1 Ferocidade)? Ou será que irás ajudá-las a voltar para a civilização Humana e provar que nem todos os Monstros merecem ser temidos e odiados (+1 Bondade)? Por outro lado, podes sempre engordá-las para criar foie gras Humano, uma iguaria sem igual para os Monstros. Tudo isto irá decorrer enquanto a tensão entre os Monstros e os Humanos continua a aumentar.