Três personagens jogáveis
Metaloid: Origin é um frenético jogo de plataformas em 2D em que o objetivo principal é correr e disparar. Controla uma de três guerreiras conhecidas como Predators e percorre nove níveis diferentes para salvar o seu planeta de um esquadrão de robôs liderado pela corporação Lucian, que invadiu o planeta para roubar minérios e financiar uma guerra galáctica.
Escolhe e joga com uma de três personagens, cada uma com armas e habilidades completamente diferentes. Assume o papel de Erika e lança rajadas de balas pelo ecrã, usa os relâmpagos atómicos de Zeta para transformar os inimigos em pó num piscar de olhos ou voa pelos níveis, graças à mochila propulsora de Neva, eliminando tudo a partir dos céus.
Podes contar com cavernas sob cascatas e corridas de motas no deserto, passando por carrinhos de mina num vulcão e lutas contra gigantes num campo gelado!
Reúne Soulrium nos níveis e a partir dos inimigos derrotados, usa-os para adquirir novas armas e desbloquear novas habilidades. No entanto, algumas habilidades vão necessítar de algo mais do que apenas Soulmarium para serem desbloqueadas.
Metaloid: Origin possui dois níveis de dificuldades, em que alguns inimigos ou funcionalidades podem funcionar de forma diferente consoante a dificuldade escolhida. No modo mais difícil, os inimigos movem-se mais rapidamente, causam mais danos e podem até ter padrões de ataque completamente novos!